A Guerra Mundo

Parlamento russo termina visita a Havana com o apoio político de Cuba

Foto EPA/Yander Zamora
Foto EPA/Yander Zamora

O presidente do parlamento russo (Duma), Viacheslav Volodin, terminou quinta-feira a visita oficial a Cuba, na qual recebeu apoio político sobre a "interferência" e "histeria de propaganda" dos Estados Unidos e potências ocidentais quanto à ofensiva militar na Ucrânia.

A última atividade oficial da delegação parlamentar russa, na visita de dois dias, foi uma homenagem em Havana ao herói nacional de Cuba José Martí, segundo o site do parlamento cubano unicameral.

Volodin, que viajou hoje para a Nicarágua, teve um encontro na véspera com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, no qual este destacou o "excelente" estado das relações entre os dois países e expressou "a vontade de consolidar o alto nível da política diálogo e trocas em diversos setores", noticiou o jornal oficial Granma.

O presidente cubano expressou, ainda, a sua solidariedade para com a Rússia face à imposição de sanções e da expansão progressiva da NATO para as fronteiras da Federação Russa.

Numa reunião anterior com o presidente do Parlamento cubano, Esteban Lazo, Viacheslav Volodin agradeceu a Cuba "por ter rejeitado a interferência nos assuntos internos da Rússia, a histeria de propaganda e comunicação" contra o seu país pelos Estados Unidos e pela "política expansionista" da NATO em relação à Ucrânia.

Volodin também propôs a criação de uma comissão interparlamentar de alto nível e convidou Lazo a participar do Fórum Internacional sobre o Desenvolvimento do Parlamentarismo, segundo a imprensa local.

Lazo, por sua vez, saudou a ratificação pela Duma da reestruturação da dívida de Havana com Moscovo, da ordem dos 2.030 milhões de euros.