Resposta à Carta do Sr. José de Carvalho do dia 27 Janeiro

Eu Lurdes, venho por este meio informar, ou dar a saber qual a minha opinião sobre este assunto.

1.º gostava de saber o que é que o Sr. José já fez ou faz aqui na Madeira para cuidar dessas pessoas (filhos de Deus) que andam nas ruas, qual a sua ideia ou opinião para acabar com esta vergonha, não é fácil, mas não só os Srs. Juízes que têm culpa, se calhar entre eles há algum que não concorda com estas leis, mas tem que fazer o que está na lei mesmo não concordando com tudo tem que fazer, Sr. José faça alguma coisa para mudar as leis.

1.º para tirá-los da rua não é fácil, mas é preciso arranjar sítio para eles ficarem e trabalho para fazer o Sr. Manuel porque é que não arranja trabalho para eles ou para alguns?

Eles precisam duma casa onde haja terreno, regras para cumprir e pessoas para ajudá-los, não é só dar comida, mas a encaminhá-los todos os dias, quem pode e tem tudo nas mãos é o Estado e a Igreja ou Igrejas eles precisam que os Srs. Padres os ajudem que rezem com eles e por eles e não vejo nenhum fazer isso. Ao Governo cabe arranjar as casas longe do Funchal ou perto que está o fechadas e da Igreja que há tantas que foram doadas para os pobres e não vejo nenhum lá, aos Sr. Juízes cabe, acho eu ver, investigar onde e a quem eles arranjam drogas mesmo sendo em pouca quantidade, mas não pode ser, eles precisam de trabalhar, para ocupar as cabecinhas, uma casa, fazenda, animais para eles cuidarem e tratarem hortas para se entreterem e curarem. Eu mesma posso fazer isso com eles ensiná-los a ter responsabilidades ver e conhecer a história de todos e das famílias, há muitas pessoas mas falta o essencial, e a culpa não é só dos homens que no fundo eles é que pagam sempre, há muita senhora na rua que deve ser posta em casa a bordar, arrumar o que ela quiser andar na rua fazendo vergonhas é que não pode continuar, é preciso rezar com eles e por eles e se o Sr. José se sente tão escandalizado como eu me sinto ajude-me a arranjar soluções. Eu fui ao Brasil a Cachoeira Paulista para ver como se cuida e trata aquelas pessoas da rua, das drogas e resulta e há pessoas juntam-se e as coisas acontecem, e são centenas e centenas de pessoas porque é que não se faz aqui a mesma coisas, em Fátima também há uma casa grande onde há lá uns rapazes uns 10 têm hortas, animais, capela, eles é que trabalhem fazem tudo cada um faz o que mais gosta e não só e têm pessoas que vão visita-los e fazem visita guiada, eu fui convidada por um deles que está lá que até é familiar de um senhor famoso daqui é preciso trabalhar as famílias, é preciso regras, é preciso educa-los porque quanto mais tempo deixar-mos a situação se agravar pior vai ser. E tinha mais, muito mais para dizer, fico à espera que alguém queira reunir comigo para falar mais sobre isto, o meu contacto está no Diário de Notícias, agradeço a todas as pessoas de boa vontade que me ajudem antes que comecem os suicídios que eu penso que todos nós vamos ter que ficar com esse peso na consciência, eu tenho tentado evitar com alguns, mas não sei até quando vou conseguir ali estão muitas almas boas, Sr. Jorge Carvalho vamos trabalhar?

Vamos ajudar algumas almas.

Maria de Lourdes Moniz