Mundo

Sobe para mais de 600 número de mortos em sismo de Novembro na Indonésia

None

O número de mortos no terremoto que atingiu em novembro a ilha de Java, na Indonésia, quase dobrou e ascendeu a 602, segundo um novo balanço realizado hoje por uma autoridade do governo local.

Em 21 de novembro, um terramoto de magnitude 5,6 na escala de Richter atingiu a cidade de Cianjur, na província mais populosa da Indonésia, em Java Ocidental. A maioria das vítimas morreu após o colapso de edifícios ou em deslizamentos de terra.

O balanço anterior feito pelas autoridades foi de 334 mortos.

O porta-voz do governo local de Cianjur, Adam, que como muitos indonésios tem apenas um nome, disse à agência de notícias AFP que o balanço de mortos de 602 foi baseado em dados recolhidos entre os moradores da cidade.

"Se alguém morre, as pessoas em Cianjur costumam enterrá-lo imediatamente. Devido à situação de pânico, os mortos foram imediatamente enterrados pelos seus familiares sem notificar o órgão de saúde", explicou.

Um funcionário da agência local de serviços de emergência (BPBD), Wawan Setiawan, confirmou à AFP este novo balanço, que foi compartilhado pelo organismo nas redes sociais.

A agência de notícias estatal Antara também citou hoje o chefe do distrito de Cianjur, Herman Suherman, sobre o novo número de 602 mortos.

O porta-voz da Agência Nacional de Gerenciamento de Desastres (BNPB), Abdul Muhari, disse à AFP que o número de mortos confirmados pelo organismo é de 335, mas está a trabalhar para verificar este novo balanço.

"O chefe do distrito disse que já tem os dados, mas ainda precisamos verificar", disse o porta-voz, acrescentando que os familiares dos mortos para pedirem assistência ao governo, devem retirar as vítimas do registo familiar e receber um atestado de óbito das autoridades.

Localizada no "Círculo de Fogo" do Pacífico, onde as placas tectónicas se encontram, a Indonésia experimenta regularmente terremotos e erupções vulcânicas.

Este terremoto é o mais mortal na Indonésia desde 2018, quando a região de Palu (Ilha das Celebes) foi atingida por um terramoto e um 'tsunami' que mataram mais de 4.000 pessoas.

Muitas vítimas foram encontradas debaixo de escombros nos dias que se seguiram ao sismo e apenas alguns resgates bem-sucedidos foram relatados, incluindo uma operação para retirar um rapaz de seis anos, descrito como um "milagre" pelos socorristas.

O terramoto destruiu mais de 62.000 casas e forçou a retirada de mais de 73.000 pessoas para pelo menos 325 abrigos, disseram as autoridades locais.