Madeira

Novo portal dedicado à flora da Madeira é lançado no dia 17

Projecto 'Flora-On' da Sociedade Portuguesa de Botânica garante ter imagens de plantas nativas únicas no mundo

Foto Paulo Ventura Araújo Ver Galeria
Foto Paulo Ventura Araújo

A Sociedade Portuguesa de Botânica dá a conhecer ao grande público a flora nativa da Região Autónoma da Madeira, através do Flora-On Madeira (madeira.flora-on.pt), "um novo portal magnificamente ilustrado de consulta obrigatória para todos os amantes e estudiosos da natureza", informa uma nota de imprensa que salienta que este será lançado neste sábado, 17 de Dezembro.

"O Flora-On Madeira apresentará ilustradas, no seu lançamento, 80% das cerca de 170 espécies de plantas que em todo o mundo só existem na Madeira (endemismos madeirenses), incluindo orquídeas raras, cenouras gigantes e serralhas com porte arbóreo", refere. "Bem representadas estarão também as árvores que compõem a laurissilva (a floresta original da Madeira) como o barbusano, o folhado, o til, o mocano ou o vinhático. Estarão igualmente representados os géneros endémicos do arquipélago (Chamaemeles, Musschia, Sinapidendron) e os múltiplos casos de gigantismo insular (e.g. Digitalis sceptrum, Echium portosanctensis, Geranium maderense, Sonchus fruticosus) – tudo com a chancela Flora-On, a flora interativa de Portugal".

Lembram que "em 25 de Fevereiro de 2022, o projeto Flora-On completou 10 anos de existência. Desde a sua criação, foi possível sistematizar informação fotográfica, geográfica, morfológica e ecológica para um número sempre crescente de espécies de plantas autóctones ou naturalizadas de Portugal continental e, desde 2015, também dos Açores. Por forma a cumprir o desígnio inicial de retratar a flora de todo o território português, o Flora-On chega, a partir de dia 17 de Dezembro de 2022, ao arquipélago da Madeira para contribuir para a divulgação pública do património natural madeirense. Neste mesmo dia, o portal dedicado aos Açores ganhará um aspeto renovado, com a inclusão de fotos ilustrando habitats importantes de todas as ilhas do arquipélago", justifica.

A Sociedade Portuguesa de Botânica (SPBotânica) é uma organização não governamental de ambiente (ONGA) e associação sem fins lucrativos, criada a 7 de Janeiro de 2009, sendo que "contam-se entre os seus principais objetivos a difusão do gosto pela Botânica e pela flora e vegetação, a sensibilização e promoção da conservação das espécies de flora e dos seus habitats, a promoção de troca de informação e experiência entre botânicos (profissionais e amadores) e a divulgação e expansão do conhecimento técnico e científico da botânica e da flora e da vegetação, permitindo assim a definição de medidas de gestão de habitats e de espécies, em particular das presentes no território nacional".

Os maiores projetos até agora promovidos pela associação são o portal Flora-On (https://flora-on.pt/) e o projeto 'Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal Continental' (https://listavermelha-flora.pt/). Mais recentemente a SPBotânica foi parceira na edição da Coleção 'Botânica em Português' (disponível gratuitamente na sua versão digital aqui).