Madeira

Nova aplicação móvel lançada pelo SESARAM

None

A nova aplicação móvel AppSESARAM já está disponível para os utentes do Serviço de Saúde da RAM

"A AppSESARAM enquadra-se na estratégia de digitalização e transformação digital do SESARAM, EPERAM como canal alternativo de comunicação com os utentes. Esta solução tecnológica integra o ecossistema aplicacional e interliga-se com o Portal do utente do SESARAM e com o Portal Institucional para disponibilizar, de forma próxima e em tempo real, serviços digitais e informação útil, atualizada e personalizada aos utentes", explica uma nota de imprensa enviada às redacções. 

Entre os serviços disponibilizados, destaca-se a possibilidade de o utente efectuar pedido de marcação de consulta para o seu médico de família (consulta de rotina, por motivo de doença, pedido de baixa/atestado ou renovação de receituário) ou para o enfermeiro de família (tratamentos, consulta ou vacinas). Caso ainda não tenha médico de família, o utente poderá solicitar a marcação de consulta de recurso. Consultas de atendimento ao jovem (utentes até 21 anos de idade) ou para o estudante universitário estão, também, disponíveis nos pedidos de marcação de consulta".  Serviço de Saúde da RAM

Na AppSESARAM, acrescenta a mesma nota, "o utente encontra o seu identificador digital SAUDE@ID, cujo código QR permite efectuar o registo automático de presença, para consulta ou exame, nos quiosques disponíveis na Consulta Externa do Hospital Dr. Nélio Mendonça e, para já, nos centros de saúde do Bom Jesus, Santo António, Machico, Caniço e Câmara de Lobos".

Oportunamente, serão instalados quiosques em mais unidades dos cuidados de saúde primários.

Revela ainda que outras funcionalidades da AppSESARAM incluem o Boletim de Vacinas Digital, actualização de contactos do utente (telefone e e-mail), consulta a próximos agendamentos, ao histórico de episódios, a referenciações clínicas e a documentos clínicos (por exemplo: exames de cardiologia, relatórios de exames de imagiologia, exames oftalmológicos e nota de alta da Urgência Hospitalar).

Os tempos médios de espera para atendimento nos serviços de urgência hospitalar e de atendimento urgente nos centros de saúde podem também ser consultados, assim como os inquéritos de satisfação e as notícias mais recentes do SESARAM.

Conclui que a appSESARAM foi totalmente desenvolvida pelo Núcleo de Informática do SESARAM, sendo bilingue (português e inglês). Pode ser obtida directamente na App Store e na Play Store.