Artigos

Agir localmente para o bem global

A Junta de Freguesia de Câmara de Lobos assinou recentemente um Protocolo de Cooperação com a European Recycling Platform - Portugal, relativo à recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e resíduos de pilhas e acumuladores.

O “Junta na Freguesia”, o mais recente programa da ERP Portugal que, em conjunto com as Juntas de Freguesia de todo o país, vai contribuir para aumentar o conforto dos cidadãos. Com o principal objetivo de criar um movimento de sustentabilidade participada e facilitar a vida da comunidade, pretende-se o aumento da recolha e reciclagem deste tipo de resíduos.

Somos a primeira Junta de Freguesia a aderir a este projeto na Região, pois estamos fartos de ver tantos frigoríficos, máquinas de lavar, entre outros eletrodomésticos, abandonados na via pública, um péssimo cartaz turístico para quem nos visita e também uma falta de respeito para todos os câmara-lobenses que não se revêm nesta falta de civismo de alguns, por isso considero que todos juntos somos poucos para solucionar este problema, razão pela qual decidimos ser um agente ativo na solução deste problema.

Para concretizar este projeto, a Junta de Freguesia terá uma linha telefónica, para onde os fregueses poderão ligar a agendar o levantamento destes equipamentos. Para além disso irá igualmente retirar os monos que se encontrem na via pública, pois estes acabam por contaminar o meio ambiente, apelando, no entanto, para uma maior responsabilidade e consciência por parte das pessoas, utilizando as linhas disponíveis para agendar a recolha ao invés de abandonaram estes equipamentos.

A recolha de pilhas e acumuladores que tanto poluem o meio ambiente será outra área de intervenção. O impacto ambiental da deposição destes resíduos no meio ambiente é já bem conhecido, nomeadamente a elevada permanência dos metais pesados no solo e na água e consequente entrada na cadeia alimentar.

Tendo em conta que a reciclagem de pilhas permite recuperar metais como o mercúrio, zinco, cádmio, prata ou níquel e ainda aço e carbono, que voltam a ser usados em processos produtivos, criamos um espaço na Junta de Freguesia, onde as pessoas poderão depositar estes resíduos.

A responsabilidade acrescida de ser uma Eco-Freguesia levou a autarquia a abraçar este desafio, querendo acima de tudo ser um agente ativo na solução deste problema na Freguesia de Câmara de Lobos, beneficiando desta forma o meio ambiente e minimizando o impacto visual negativo do abandono destes equipamentos na via pública.

Gostaria de ver mais juntas de freguesia a aderir ao projeto, pois este problema não é exclusivo de Câmara de Lobos. A falta de civismo e de consciência de alguns não tem fronteiras, sendo comum ver um pouco por toda a ilha o abandono destes equipamentos, mesmo com vários programas promovidos pelos municípios e pela empresa Águas e Resíduos da Madeira.

Temos aqui a oportunidade de mostrar uma vez mais que as juntas de freguesia conseguem ser mais eficazes localmente na solução deste tipo de problemas, graças ao nosso contacto permanente e trabalho de proximidade junto das populações.

Por fim há que colocar o dedo na ferida e falar da responsabilização de quem comete estes atentados ambientais. Enquanto os infratores sentirem que saem impunes deste tipo de comportamentos, continuarão a fazê-lo e desculpem-me aqueles que acham que isto resolve-se com ações de sensibilização, pois estas existem, mas não se revelam eficazes para uma minoria que acha que pode fazer o que lhe apetece. Para esses há que haver coimas pesadas, através do incremento de uma maior fiscalização e da denúncia por parte de quem presenciar este tipo de atentados.

Em Câmara de Lobos o programa arranca já em janeiro do próximo ano, e contamos com a participação cívica de todos vós para localmente contribuir para o bem global.