Madeira

Agir para evitar um país "ao sabor de terceiros"

Casa cheia para a cerimónia de tomada de posse da SEDES na Madeira

None

O reitor da Universidade da Madeira, Sílvio Fernandes, foi o primeiro a intervir na cerimónia de tomada de posse da delegação da SEDES na Madeira, que decorre, esta tarde, na Reitoria da Universidade da Madeira.

As delegações da SEDES são centros de criação de pensamento estratégico que pretendem "Pensar Portugal" mais perto dos portugueses e, desta forma, dar o seu contributo para o desenvolvimento económico e social de cada região.

O reitor falou sobre as apostas estratégicas ao nível da saúde, do turismo ou do mar, suportadas pelos avanços na digitalização, e que agora passam a contar também com o contributo importante da SEDES.

Para Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, esta associação tem contribuído para "enaltecer aquilo que é hoje o nosso País". Agradeceu esta descentralização que agora chega à Região Autónoma da Madeira.

O autarca apontou sete grandes pecados capitais a Portugal, entre os quais a ausência de reformas públicas estruturais, a falta de produtividade, o envelhecimento da população, a excessiva burocracia e a falta de acordos governativos a longo prazo.

Calado pediu mais acção para evitar que o país ande ao "sabor de terceiros".

A cerimónia conta com ainda com as presenças de António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, Álvaro Beleza e Carlos Alves, respetivamente, presidente e vice-presidente da SEDES, entre outras personalidades.