País

Alagamento de subestação em Cascais causa corte temporário de electricidade

None
Foto Global Imagens

Uma subestação de eletricidade numa povoação do concelho de Cascais está a ser intervencionada pelas autoridades, depois de ter sido alagada, originando um corte temporário no abastecimento, informou a proteção civil local.

Em declarações à Lusa, o responsável pela proteção civil de Cascais, Rui Ângelo, referiu que a inundação na subestação da E-REDES na Abóboda, povoação da freguesia de São Domingos de Rana, é "uma das situações mais críticas".

O "alagamento" da subestação provocou "um corte temporário de eletricidade da parte da manhã em algumas zonas do concelho", sobretudo em São Domingos de Rana, precisou a fonte.

O abastecimento já está regularizado, mas a zona ainda está a ser intervencionada, com o apoio de várias autoridades e "muitos meios de autobombas", indicou.

"O concelho começou com muitas ocorrências de madrugada", obrigando a "algumas ações de socorro", nomeadamente de "pessoas retidas" dentro de veículos em "estradas alagadas", relatou Rui Ângelo.

Ao longo do dia "foi sendo reposta a normalidade" nas vias rodoviárias, ainda que, durante a tarde, tenham continuado as quedas de árvores e muros e "alguns deslizamentos de taludes", referiu, sublinhando que foram "condicionamento temporários, resolvidos à medida que iam sendo identificados".

O responsável da proteção civil destacou ainda as "inundações na baixa de Cascais, uma zona historicamente vulnerável"", recordando que a autarquia alertou os lojistas para essa possibilidade.

A precipitação foi "o dobro da semana passada", contabilizou, referindo inundações "em garagens e caves, essencialmente".

Segundo o mesmo responsável, três famílias tiveram necessidade de realojamento, mas optaram por casas de familiares e não foi preciso acionar o apoio municipal.

Porém, uma dessas famílias pediu o alojamento temporário de um animal de companhia, um cão de grande porte, que está acolhido na Fundação São Francisco de Assis.

"Temos unidades hoteleiras preparadas para receber pessoas", garantiu, realçando que ainda não houve pedidos nesse sentido.

A chuva intensa e persistente que caiu de madrugada causou centenas de ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas nos distritos de Lisboa, Setúbal e Portalegre.

Na zona de Lisboa, a intempérie causou condicionamentos de trânsito nos acessos à cidade, que levaram as autoridades a apelar às pessoas para permanecerem em casa quando possível e para restringirem ao máximo as deslocações.