Orçamento Regional Madeira

JPP surpreso com anúncio do Governo de medida "já aplicada há oito anos" em Santa Cruz

'Manuais grátis para 1.º Ciclo e creches mais baratas' é a manchete de hoje do DIÁRIO

None

“Foi com surpresa que a Câmara Municipal de Santa Cruz ficou hoje a saber que o Governo Regional do PSD pretende tornar grátis os manuais escolares para o 1º Ciclo, ao mesmo tempo que diminuirá a mensalidade com as creches”. É desta forma que o executivo da Câmara Municipal de Santa Cruz, liderado pelo JPP, reage às medidas anunciadas por Miguel Albuquerque para a Educação no Orçamento da Região para 2023, assunto que faz manchete na edição impressa de hoje do DIÁRIO.

Presidente vai anunciar medidas na Educação para minimizar crise

Bom dia. A manchete desta edição revela que haverá Manuais grátis para 1.º Ciclo e creches mais baratas. Apoios que o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque vai anunciar como "medidas na área da Educação para minimizar o impacto da inflação, no debate do Orçamento da Região para 2023 que começa amanhã na ALM". Leia na página 3.

Em nota remetida há imprensa, o edil santa-cruzense explica que a sua surpresa "decorre da circunstância de o mesmo PSD ter sido useiro e vezeiro nas críticas à política social da nossa autarquia, dizendo que estas são meros cabazes ou subsidiodependência e defendendo antes o apoio ao tecido empresarial".

Com efeito,  a Câmara Municipal de Santa Cruz nota que a gratuitidade dos manuais para o 1º ciclo "está a ser aplicada há oito anos na Câmara de Santa Cruz", ao passo que o apoio às creches já foi anunciado pelo executivo JPP "para o próximo ano".

A mesma nota recorda que o dito apoio estava "anunciado e previsto no Orçamento que o PSD votou contra".

"Veremos se também votará contra estas medidas no Orçamento da Região", atira a autarquia, salvaguardando que "o importante é que estes apoios cheguem às famílias".

"Assim poderemos poupar e investir em outras áreas sociais, mesmo que depois as mesmas venham a ser copiadas pelo original PSD", criticou, apelidando a atitude do Governo de "política social esquizofrénica".