Madeira

Saldo da Balança Comercial da Região positivo em 83,2 milhões de euros

Referente aos negócios com o estrangeiro nos primeiros nove meses de 2022

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

O Saldo da Balança Comercial da Madeira com o estrangeiro continua a apresentar um 'superavit' decorridos nove meses do ano em curso, informa hoje a Direcção Regional de Estatísticas da Madeira.

De acordo com os dados preliminares referentes ao período entre Janeiro e Setembro de 2022, "o saldo da balança comercial da RAM com o estrangeiro registou um superavit de 83,2 milhões de euros, superior ao do período homólogo (45,3 milhões de euros)", refere a DREM. "Isto traduz uma taxa de cobertura das importações pelas exportações de 145,5%, mais alta que a registada nos primeiros nove meses de 2021, que se fixou em 132,1%".

Aliás, "no período em referência, o total de exportações de empresas com sede na RAM atingiram os 266,1 milhões de euros, tendo aumentado 42,9% face aos primeiros nove meses de 2021, enquanto as importações rondaram os 182,9 milhões de euros, valor superior em 29,8% comparativamente ao mesmo período do ano precedente", afiança a DREM. Ou seja, apesar do aumento das importações, as exportações cresceram mais.

"De Janeiro a Setembro de 2022, a maioria da saída de bens destinou-se a países terceiros (65,1% do total), enquanto do lado das importações manteve-se a preponderância dos países da União Europeia (77,8%)", conclui em resumo.