Rali Vinho da Madeira Desporto

"A edição 2022 fica marcada pelo terrível acidente que aconteceu"

No balanço feito à edição do Rali Vinho Madeira 2022, a organização também destacou os 12,8 milhões de euros de alcance mediático

None

Quase três meses depois, o Club Sports Madeira, entidade organizadora do Rali Vinho Madeira, fez o balanço da edição deste ano da principal prova automobilística da Região.

Nesta edição em que a competição ficou marcada por um fatídico acidente que vitimou uma criança de 13 anos, a organização começou por abordar a situação e garante que até ao momento em que ocorreu o atropelamento as questões de segurança estavam a decorrer “dentro da normalidade”.

“Até à última classificativa não vamos dizer que estava tudo a funcionar perfeitamente, mas mesmo existindo alguns excessos do público em algumas zonas, o rali estava a decorrer dentro de uma normalidade perfeita e dentro de uma segurança que não colocava em causa a realização da prova”, afirmou Paulo Fontes, destacando que apesar do triste acontecimento ter sido realçado no relatório dos observadores da FPAK e da FIA, o mesmo não penalizou a "direcção da prova, o plano de segurança, nem os seus responsáveis".

Ainda sobre esta situação Paulo Fontes deu a conhecer que, até ao momento, a comissão organizadora não foi notificada  pelas autoridades a prestar declarações sobre o ocorrido e também informou que, tal como tinha sido prometido, o dinheiro angariado com as receitas das bancadas da 'Especial' da Avenida do Mar foram revertidos para a família da pequena Vitória.

Ainda que a nível mediático, especialmente através das notícias internacionais, o dirigente tenha reconhecido que o acidente fatal teve uma grande repercussão negativa na notoriedade da competição, Paulo Fontes divulgou que a prova rainha do automobilismo madeirense gerou 12,8 milhões de euros de impacto mediático, registando-se um aumento à edição de 2021, que foi de 5,5 milhões de euros. 

"Foram publicadas 1.444 notícias sobre a prova, 760 em televisões e 1.027 em formato online. Há notícias com uma notoriedade muito positiva e outras muito negativas, mas claramente são mais as positivas", frisou. 

O Rali Vinho Madeira é de facto uma festa regional e é a maior manifestação sócio-desportiva da Região. Por isso, nós entidade organizadora temos o compromisso de continuar a organizar e colocar na estrada uma prova desta dimensão, porque os madeirenses demonstram e querem o Rali Vinho Madeira cada vez mais forte Paulo Fontes, presidente do Club Sports Madeira

De salientar ainda que na mesma ocasião, na sede do Club Sports Madeira, também foi feita a entrega dos prémios monetários aos três primeiros classificados da prova: Alexandre Camacho/Pedro Calado (3.000 euros), Miguel Nunes/Roberto Castro (2.000 euros) e José Pedro Fontes/Inês Ponte (1.000 euros).