5 Sentidos

'Folclore das ilhas: Tradição e contemporaneidade' na Escola Agrícola de São Vicente

None

Nos dias 25 e 26 de Novembro, vai-se realizar um Congresso de Folclore, promovido pela AFERAM - Associação de Folclore e Etnografia da Madeira, com o tema Folclore das ilhas: Tradição e contemporaneidade, na Escola Agrícola de São Vicente.

A organização pretende criar um espaço de reflexão, partilha e debate sobre as práticas e abordagens do movimento folclórico, no contexto da cultura tradicional e popular e da sua salvaguarda, contando com oradores /especialistas da região da Madeira, Açores, Portugal continental e Canárias.

Desde a criação da AFERAM (Associação de Folclore e Etnografia da Região Autónoma da Madeira) têm-se realizado vários eventos formativos com o objetivo de encontrar caminhos que permitam balizar a intervenção de quem opera no domínio do Folclore e de procurar respostas que possam garantir a estabilidade e a qualidade dos grupos de folclore.

O evento vai contar com a presença do Professor doutor Daniel Café, Presidente da Federação do Folclore Português (FFP), estrutura associativa que acompanha, técnica e cientificamente, os grupos de folclore a nível nacional e do Economista Francisco Madelino, presidente da Fundação Inatel, entidade referência em todo o território nacional das atividades de ocupação dos tempos livres e de lazer. Estas duas instituições têm ligações à UNESCO, organismo tem vindo a propor várias diretrizes no âmbito do cultural, do património material e imaterial e da memória coletiva, de forma a salvaguardar e sensibilizar, tanto as populações, como as entidades governamentais.

O Folclore das ilhas será representando por Jorge Torres, Antropólogo com ligação à associação Xarabanda, e com um vasto trabalho de campo no arquipélago da Madeira, Leandro de Avila, professor açoriano, investigador do Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar, Universidade Nova de Lisboa / Universidade dos Açores e Alberto Benitez presidente da Federação Regional de Associações de Folclore e Tradições das oito ilhas de Canárias. Servirá este momento para promover não só o conhecimento, como a cooperação e parcerias entre estas ilhas do atlântico.

Nas Comunicações estarão também representados alguns organismos públicos com ligação ao Folclore e à Cultura Tradicional e Popular como a Direção Regional da Cultura (Secretaria Regional de Turismo e Cultura) Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira e a Direção de Serviços da Ruralidade (Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural), com os quais importa criar sinergias e parcerias para encontrar potencialidades e para a salvaguarda e divulgação deste património.

Num dos painéis serão apresentados alguns projetos de referência desenvolvidos na ilha, trabalhos diferenciadores de promoção do nosso património: os cordofones tradicionais madeirenses pelo investigador Paulo Esteireiro do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira, o Teatro Bolo do Caco e A Biqueira À Volta da Mesa.

Tendo em conta o panorama atual e a importância da cultura tradicional/popular, torna-se premente refletir sobre os caminhos a seguir pelos grupos de Folclore, sobre o seu trabalho em prol das comunidades, sobre as metodologias, abordagens e formas de apresentação e divulgação, de modo a melhor capacitar os agentes do setor e elevar a qualidade e representatividade dos seus projetos.

As inscrições estão abertas a todos os interessados.
Mais informações em folcloredamadeira.com.