Mundo

Jovem palestiniano morto durante operação israelita na Cisjordânia

Fotos Twitter Ver Galeria
Fotos Twitter

Um adolescente palestiniano de 15 anos morreu esta madrugada durante uma operação do Exército israelita em Nablus, na Cisjordânia ocupada, onde ocorrem confrontos violentos há vários meses.

"Mahdi Muhamad Hashash morreu de madrugada na sequência dos graves ferimentos causados por estilhaços que o atingiram em várias partes do corpo durante uma incursão dos ocupantes (israelitas) em Nablus", indicou o Ministério da Saúde palestiniano, sem especificar se o jovem foi atingido diretamente pelo Exército de Israel.

Soldados e guardas fronteiriços de Israel foram projetados em Nablus para "assegurar a entrada dos fiéis no Túmulo de José", refere um comunicado israelita. 

"Efetuaram-se disparos na zona", reconheceram os militares de Israel acrescentando que um drone (aparelho não tripulado) foi derrubado durante a operação, sem ter causado vítimas.

De acordo com a imprensa de Israel "palestinianos armados dispararam contra os veículos em que seguiam deputados israelitas" que visitavam o Túmulo de José, local sagrado para judeus, muçulmanos e cristãos.  

O Livro de Josué identifica Siquém, Nablus, como o local onde está sepultado o patriarca bíblico José, filho de Jacó, e os dois filhos Efraim e Manassés, depois de ter sido transportado do Egito.

Os deputados dos partidos ultraortodoxos e de direita preparavam-se para rezar no local de culto pela nova coligação governamental israelita que se espera venha a ser formada nas próximas semanas, após a vitória de Benjamin Netanyahu nas eleições de 01 de novembro. 

Segundo a agência de notícias palestiniana, WAFA, o jovem morreu na sequência "de disparos israelitas" sendo que outros três civis ficaram feridos.

Ainda de acordo com a agência WAFA, durante a operação, 50 pessoas sofreram perturbações respiratórias após o disparo de granadas de gás lacrimogéneo pelas forças israelitas cujas tropas não reportaram feridos. 

A vítima mortal "tinha disparado contra os israelitas e tinha tentado lançar um artefacto explosivo contra as forças de Israel. Por isso foi alvo de disparos", refere a estação pública de Israel, Kan, que cita um porta-voz do Exército. 

"É provável que a pessoa também tinha sido atingida pelos estilhaços do dispositivo que empunhava quando foi alvejado", disse a mesma fonte. 

Recentemente, Nablus transformou-se no ponto de atividade de uma nova milícia palestiniana - Lion's Den - (a guarida dos leões), formada por jovens alegadamente desvinculados das fações palestinianas mas com ligações às Brigadas da Jhiad Islâmica em Jenin, no norte da Cisjordânia. 

Desde o princípio do ano morreram durante confrontos 143 palestinianos, a maior parte civis e sobretudo menores. 

Trata-se do ano mais violento na zona desde os confrontos de 2006.