Madeira

Escola das Figueirinhas visita Turquia e Polónia em projecto de Erasmus+

None Ver Galeria

Dois grupos da Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas, do Caniço participaram em mobilidades do programa Erasmus+, tendo visitado a cidade de Giresun, na Turquia e Wroclaw, na Polónia.

A primeira acção decorreu entre os dias 25 e 30 de Setembro, no âmbito da mobilidasde C5 'social media is about sociology, psychology more than technology -branching literacy', que abordou a temática segurança na Internet.

Nesta mobilidade participaram os alunos Afonso Freitas e Santiago Coelho, a coordenadora do projecto, Vanda Franco e o docente Nuno Camacho.

Durante esta iniciativa, foi ainda trabalhada a importância das licenças e instrumentos de direito de autor e de direitos conexos da Creative Commons (instrumentos que fornecem a todos, desde criadores individuais até grandes empresas, uma forma padronizada de atribuir autorizações de direito de autor e de direitos conexos aos seus trabalhos criativos).

A equipa visitou também o Director Nacional de Educação de Giresun, percorreu alguns locais de interesse cultural e pode experimentar a gastronomia turca, bem como as danças tradicionais daquele país.

Já a visita à Polónia aconteceu durante a semana de 23 a 28 de Outubro, que contou com a participação de uma equipa de quatro alunas (Ângela Teixeira, Camila Matos, Margarida Figueira e Maria João Rocha) e duas docentes (Vanda Franco e Isabel Alves).

Durante a estadia alunos e professores debateram a temática 'a new fashion: to be offline. social-emotional literacy', onde (durante as oficinas criativas) discutiram estratégias para ocupar o tempo 'off-line' e sem o uso de dispositivos digitais.

A equipa ainda teve oportunidade de visitar pontos turísticos e monumentos históricos da região.

Refira-se que a escola anfitriã tem aproximadamente uma centena de estudantes refugiados da Ucrânia. Estes alunos também participaram na cerimónia de abertura e restantes actividades.

Com esta mobilidade à Polónia, o trabalho desenvolvido pelo projecto “click safe. surf smart. be aware of what you share", ao longo dos últimos três anos fica terminado. Esta mobilidade foi também rentabilizada para apresentar alguns dos produtos finais do projecto, nomeadamente um guia de segurança na Internet para pais e professores.