Desporto

Schmidt garante que Rafa não volta à selecção portuguesa para o Mundial

None

O treinador do Benfica, Roger Schmidt, garantiu hoje que o avançado Rafa não vai regressar à seleção portuguesa de futebol para disputar o Mundial do Qatar, apesar de esse ser um assunto muito discutido nos últimos dias.

Segundo o técnico dos 'encarnados', o jogador "não tomou a decisão" de "focar-se no Benfica e não jogar mais na seleção sem pensar nisso" e a escolha do avançado "é definitiva", apesar de estar "em grande forma e, por isso, toda a gente voltar a discutir a sua opção".

"Ele não vai ao Mundial e à seleção. Mas, independentemente disso, Portugal é uma grande equipa, pode fazer um grande Mundial, mas de certeza sem o Rafa", garantiu Roger Schmidt, em conferência de imprensa, no Seixal.

O técnico, que ficará esta semana a saber quais os jogadores da sua equipa que serão ou não escolhidos para representar as suas seleções, assumiu, no entanto, que deseja a todos os seus futebolistas que sejam convocados e "que se tornem campeões mundiais, na melhor das hipóteses".

O treinador alemão frisou que "é uma grande honra para todos os jogadores representarem a seleção nacional, especialmente quando há um Mundial", mas não teme ficar com elementos 'desiludidos' a trabalhar consigo durante a competição se não forem chamados a representar os seus países.

"Os jogadores que vão ao Mundial, claro, estarão muito felizes, vão dar o seu melhor e os que ficarem aqui, ficam. Veremos o que acontece esta semana, que jogadores são chamados. Claro que podemos ter algumas conversas, mas a minha sensação é que todos veem a situação de forma muito realista", comentou Schmidt.

O selecionador português de futebol, Fernando Santos, divulga na quinta-feira os 26 jogadores eleitos para a fase final do Mundial2022.

O avançado do Benfica Rafa tem estado em clara evidência nos 'encarnados', o que levou o próprio Fernando Santos a dizer recentemente que, se o jogador quisesse "conversar", o técnico perguntar-lhe-ia "horas e local".

Todos os selecionadores nacionais deverão divulgar, ao longo desta semana, a lista definitiva de 26 jogadores que vão levar para a competição que se disputa entre 20 de novembro e 18 de dezembro, no Qatar.