Madeira

Escola da Assomada recebeu parceiros Erasmus+ da Turquia, Grécia e Espanha

None

Entre os dias 24 e 28 de Outubro a Escola EB1/ PE Assomada – Caniço, coordenadora do projecto 'Inclusion under Tolerance', recebeu parceiros Erasmus+ da Turquia, Grécia e Espanha.

O tema da inclusão foi apresentado e discutido à luz do Decreto Legislativo Regional n.º11/2020/M, de 29 de Julho, tendo este estabelecimento de ensino desenvolvido diversas actividades que apelaram à reflexão crítica das práticas desenvolvidas com os alunos, "reconhecendo na diversidade uma mais-valia, com o intuito de garantir a todos o direito a uma justa e efectiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso educativo", explica nota enviada pela escola.

As actividades contaram com a coordenação das docentes especializadas Ana Castro, Carla Ferreira e Sílvia Silva.

Aquando da chegada  dos parceiros ao aeroporto do Funchal, estes foram recebidos pela equipa portuguesa que os conduziu à escola e brindou-os com um concerto de braguinhas orientado pela docente Márcia Rodrigues. Posteriormente, foram recebidos na Câmara Municipal de Santa Cruz,  pelo presidente Filipe Sousa e pela vice-presidente, Élia Ascensão.

No decorrer da semana os parceiros tiveram oportunidade de visitar vários pontos turísticos da ilha da Madeira, tais como os Engenhos do Norte no Porto da Cruz, as casinhas de Santana, Câmara de Lobos, Cabo Girão, Monte Palace e de subir no teleférico até ao Monte.

A nível gastronómico tiveram oportunidade de provar muitas das iguarias madeirenses, e deliciaram-se com a espada, o atum, espetada, milho frito e bolo do caco. No último dia de trabalhos oficiais, foi dinamizado um jantar na escola, contando com a colaboração de toda a comunidade educativa.

Neste puderam experimentar a tradicional espetada de arraial com bolo do caco, acompanhada por 'semilhas' com casca, 'pimpinelas', castanhas e milho frito, seguindo-se a sobremesa com frutas e doces típicos da Região.

A animação do jantar ficou a cargo da Associação de Folclore Tradições de Gaula – TRAGA e da professora Alexandra Teixeira que brindou com o fado.

A visita terminou com a presença do presidente da Junta de Freguesia do Caniço, Milton Teixeira.

"A Escola EB1/PE da Assomada endereça os mais sinceros agradecimentos a toda a sua Comunidade Escolar e Educativa, e a todos aqueles que ajudaram a levar o nome da escola, da ilha e do nosso país além fronteiras", conclui a nota enviada.