Novo Aeródromo na Madeira

Recentemente li que um prestigiado piloto madeirense, tinha o sonho de ver nascer um Aeródromo na ilha da Madeira. Devo dizer que, embora inicialmente me tenha parecido o contrário, acho que pode até ser bem interessante.

Uma nova infraestrutura aeroportuária, para além de servir como centro de formação regional para pilotos e de local para aluguer de aeronaves de passeio (como desejo do piloto), poderia ainda ser de mais utilidade:

o novo aeródromo poderia servir de apoio à Proteção Civil (helicóptero e outras aeronaves); um pequeno avião ambulância com ligação entre Porto Santo e outros locais; "Motas" Drone da PSP, dos bombeiros e outros meios de socorro - é inegável que estes novos meios serão o futuro, ainda esta década; uma base aérea para drones e outras aeronaves militares, de vigilância e segurança; mais turismo, pela vinda de pilotos de outras ilhas próximas - ter os Açores ainda mais perto; estacionamento para aeronaves privadas, de residentes locais; base de Taxi Drones; centro de treino para bombeiros de aeroporto; etc...

Um novo aeródromo, ainda que com apenas 800 metros, criaria também mais postos de trabalho, serviria de alternativa para aeronaves mais pequenas e ajudaria a libertar meios físicos e humanos, descongestionando o aeroporto principal, o aeroporto Internacional da Madeira (Cristiano Ronaldo) - que diga-se de passagem (e ainda bem), é cada vez mais solicitado.

Do interesse para várias áreas: social, militar, turístico, socorro... quem sabe, veremos nascer a médio prazo, um novo aeroporto na região... Como "as ideias são como as cerejas", fica a cargo do caro leitor e interessados, desenvolver o tema e trazer novas ideias a debate. "O Homem sonha, a obra nasce"!

Duarte Sousa Melim