Regionais 2023 Madeira

PSD mobilizado, em coligação, para "vencer as Eleições Regionais de 2023"

None

“Temos de ganhar, de forma contundente, as Eleições Regionais do próximo ano, para bem do nosso povo, da autonomia e do desenvolvimento integral da Madeira” afirmou hoje, o presidente do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, no arranque do Conselho Regional do partido que teve lugar na Casa das Mudas, na Calheta. O encontro teve por porta-voz Adolfo Brazão.

Na ocasião, o líder do partido no poder apelou à "unidade na acção e a mobilização" do partido, assim como para a "necessidade de manter a estratégia e o trabalho que têm vindo a ser desenvolvidos a favor dos madeirenses".

Sobre o principal adversário político, Albuquerque disse que o PS que "está claramente identificado e que esquece a Madeira para estar ao serviço de Lisboa". 

O líder 'laranja' defendeu igualmente que "o PSD/M tem de continuar a afirmar-se como uma referência, em termos de estabilidade, segurança e desenvolvimento".

O presidente dos social-democratas madeirenses disse ainda que a coligação com o CDS-PP é para manter nas Regionais de 2023.

Lembrando "as diferentes dificuldades que a Madeira enfrentou, nestes últimos anos, na governação" e "a forma como soube ultrapassar todos os desafios", Albuquerque frisou que "se a maioria que governa está a funcionar bem, não há razões para a mudar".

Na mesma linha, o secretário-geral do PSD/Madeira, José Prada, afirmou que "o partido está "coeso, activo e determinado no trabalho que tem a fazer" e apelou à apelou à mobilização dos militantes.

José Prada diz conta com todos "para uma luta que precisa de ser intensificada contra todos aqueles que colocam em causa a Madeira", numa alusão directa ao Governo da República “que não cumpre" e "discrimina" os madeirenses.

À margem desta reunião presidente da mesa do Conselho Regional, João Cunha e Silva elogiou a estratégia que consta do Orçamento Regional para 2023 e "todo o apoio que o mesmo espelha relativamente aos cidadãos, às famílias e empresas", que a ser ver "contrasta com a postura assumida pelo Governo da República, designadamente ao aprovar um Orçamento do Estado para 2023 que falha, mais uma vez, com a Região".

Como exemplos apontou a verba prometida para o novo Hospital, a questão do subsidio de mobilidade e a majoração do financiamento à Universidade da Madeira, "mais uma vez prejudicada face à Universidade dos Açores".

Eis as conclusões que foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho Regional do PSD/Madeira, reunido este sábado, a 26 de Novembro, no Museu Casa das Mudas:

1. "O Conselho Regional congratula-se com a proposta de Orçamento Regional apresentada para 2023, proposta essa que, em traços gerais, mantém a estratégia de desagravamento fiscal – numa redução de impostos que tem impacto nas famílias (IRS e ISP) e nas empresas (IRC, Derrama e ISP) –, assume o apoio social como prioridade absoluta, aposta decisivamente nas áreas da saúde e da educação e garante, ao mesmo tempo, as bases para que a Região prossiga o seu crescimento económico, através de medidas concretas de apoio ao tecido empresarial, visando mais investimento e criação de emprego.

2. Um Orçamento que prioriza, também, a inovação, a sustentabilidade ambiental, a modernização administrativa e a valorização das carreiras profissionais da administração pública regional, assegurando, simultaneamente, o rigor e a boa gestão das finanças públicas.

3.  Princípios que fazem com que este Orçamento Regional se distancie, em toda a linha, do Orçamento do Estado para 2023, aprovado ontem, através do qual, pese embora a ilusória e curta abertura para o diálogo, o Governo da República veio confirmar que está contra a Madeira, que ignora as suas necessidades, que não permite a igualdade de tratamento das entidades regionais face às nacionais e que desrespeita os compromissos assumidos, tais como a implementação do subsídio de mobilidade, o financiamento ao novo Hospital ou a ligação marítima entre a Madeira e o continente.

4. Uma postura contra a Madeira que contou com a conivência e a subserviência habitual dos deputados socialistas eleitos pela Região à Assembleia da República que, mais uma vez, por falta de interesse, de força ou de capacidade, optaram por ficar ao lado do Partido, votando contra a Madeira e demonstrando, com isso, o quanto são incapazes de assumir a defesa e a salvaguarda dos direitos dos Madeirenses a nível nacional.

5. O Conselho Regional sublinha, por outro lado, a abertura e o acolhimento, por parte do Partido a nível nacional, das legitimas pretensões da Madeira quanto à urgente revisão Constitucional, consubstanciadas numa proposta global de revisão que, ajustada aos desafios do País, valoriza a Autonomia e o seu aprofundamento futuro, a favor da Madeira e dos Açores.

6. Uma revisão essencial que dispensa os subterfúgios já assumidos, publicamente, pelo PS, quanto à sua concretização – mesmo ciente de que a mesma só avança com o seu voto favorável – numa posição política que deixa antever o adiamento de mais esta oportunidade crucial para o País e para as suas duas Regiões Autónomas.  

7. Aliás, lamenta-se que o PS tenha sido o único Partido a relegar a Autonomia para segundo plano, com a conivência dos deputados eleitos pela Região à Assembleia da República, limitando-se a apresentar um projeto simplista e redutor que ignora as Regiões e que apenas vem confirmar o espírito e a visão centralista com que governa Portugal. 

8. A outro nível, o Conselho Regional enaltece o extraordinário trabalho que continua a ser desenvolvido, pelo Governo Regional, no rigoroso cumprimento do seu Programa de Governo e, igualmente, as medidas que estão em curso, dirigidas aos cidadãos, às famílias e às empresas, para minimizar os impactos da crise decorrente da guerra na Europa.

9. Entre outros exemplos, refira-se a redução nas taxas de ISP na Madeira, o Programa de apoio suplementar ao rendimento de trabalho dos cidadãos e das famílias com baixos rendimentos – PROAGES, o Complemento Regional para idosos, as tarifas sociais para o consumo de água potável, o Programa Gás Solidário, a tarifa Social de Energia para famílias carenciadas e o apoio extraordinário ao setor dos transportes. Isto, a par da constituição de uma reserva estratégica de cereais, da manutenção do forte apoio ao preço dos passes, assim como a redução do IVA na eletricidade, o apoio na água de rega aos agricultores e os apoios que foram concedidos ao setor pecuário regional, entre muitos outros exemplos.

10. O Conselho Regional assinala, também, a dinâmica e a mobilização interna do Partido, claramente evidentes nas suas diferentes estruturas, destacando-se a estratégia de proximidade que tem vindo a ser desenvolvida, localmente, pelas Comissões Políticas Concelhias e de Freguesia, num trabalho que é de louvar tanto mais quando reforça o diálogo e a abertura do Partido à comunidade, em prol do encontro permanente das melhores soluções para a Madeira e para o Porto Santo.

11. Abertura à sociedade recentemente reforçada através do lançamento do projeto de auscultação pública “Compromisso 2030”, cujas primeiras iniciativas têm vindo a cumprir o objetivo de ouvir, esclarecer e preparar, conjuntamente com os cidadãos, as bases do próximo Programa de Governo a apresentar aos Madeirenses, nas Eleições Regionais de 2023.

12. Sublinhando a unidade na ação, a mobilização e o trabalho de proximidade que continuam a ser a marca identitária do PSD/Madeira, o Conselho Regional lembra, por fim, a realização do tradicional Jantar de Natal do Partido a 9 de dezembro, no Madeira Tecnopolo, um Jantar que conta com todos e que se espera que venha a ser mais uma grande manifestação de força, de união e de vivacidade rumo ao futuro".