Madeira

Ribeira Brava promove colóquio sobre saúde este sábado

Evento é aberto à população e decorrerá no Auditório da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares

None

‘A Saúde que queremos e como alcançá-la’ é o tema do 1.º Colóquio de Saúde organizado pela Câmara Municipal da Ribeira Brava para facultar à população informação útil sobre saúde e bem-estar.

O evento realiza-se este sábado, 26 de Novembro, e junta um leque de especialistas na área da medicina. A sessão de abertura contará com a intervenção do secretário regional da Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, e do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Nascimento.

O evento pretende aproximar a população dos vários serviços de saúde disponíveis na Região para que possam compreender melhor o funcionamento do sistema a que estão sujeitos, transmitindo o máximo de informação possível sobre a matéria.

Durante a manhã, será feita uma abordagem prática sobre a prevenção e identificação sintomatológica precoce das doenças, com intervenções ligadas à diabetes, às doenças cardiovasculares, à formação de médicos na Região, às doenças mentais, aos cuidados paliativos e à medicina familiar. A moderação estará a cargo do jornalista Nicolau Fernandes.

O programa da tarde vai incidir no modelo de saúde regional e nas perspectivas para o futuro. Caberá a Rafaela Fernandes, presidente do conselho de Administração do SESARAM, abordar a organização do sistema de saúde actual e futuro.

Seguir-se-á a intervenção do médico Ricardo Nóbrega sobre o papel dos centros de saúde junto da população. O painel da tarde termina com uma abordagem ao trabalho desenvolvido na unidade de alzheimer ‘O Dragoeiro’, através da directora da instituição Bina Pereira.

O evento estará aberto à população e decorrerá no Auditório da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares.

Ciente de que a prevenção é o melhor remédio e que o saber pode ajudar a salvar vidas, a autarquia aposta neste colóquio para promover mais literacia em saúde junto da população, para que possam alargar os seus conhecimentos e tomar decisões acertadas. Câmara Municipal da Ribeira Brava