Madeira

CDU denuncia falta de resposta da CMF aos problemas crescentes de falta de habitação social

None

A CDU realizou, durante esta manhã de sexta-feira, uma iniciativa política na freguesia do Imaculado Coração de Maria, junto ao antigo Bairro da Penha de França, onde a deputada municipal, Herlanda Amado, denunciou a falta de resposta da Câmara Municipal aos problemas crescentes de falta de habitação social no concelho do Funchal.  

A deputada municipal destacou que no âmbito da campanha 'É possível viver melhor na nossa terra', o partido tem feito chegar esta reivindicação a várias localidades do concelho do Funchal, sobre várias exigências feitas pela população, pois trata-se de um direito constitucional que deve "garantir que cada pessoa possa beneficiar de uma habitação adequada às suas necessidades e da sua família".

O direito à habitação é uma reivindicação feita por quem está inscrito na SocioHabita Funchal, ultrapassando as três mil famílias sem resposta por parte da autarquia, algumas há décadas, mas devido aos crescentes problemas do aumento do custo de vida e recentes aumentos das taxas de juro, muitos vão sendo empurrados para situações limite e dramáticas. Herlanda Amado, deputada municipal da CDU

De acordo com a deputada, o direito à habitação implica "uma política de justiça social e com medidas concretas, que não se podem limitar apenas à lei do lucro, que causou e tem agravado erros e abismos que todos conhecem".

São muitas as falsas promessas feitas pelos governantes na Câmara Municipal e na Junta de Freguesia onde o PS e PSD têm responsabilidades no agravamento do número de famílias em lista de espera por uma habitação social. Prometeram e nunca cumpriram. Por exemplo, com a construção de habitação social neste local, no antigo Bairro da Penha de França, onde passados três anos da demolição das casas que aqui existiam, nada foi feito. Pelo contrário a situação têm-se agravado, porque o abandono destes terrenos leva a que os animais infestantes se propaguem, o lixo se amontoe e a Câmara sabendo, nada faz.

 Herlando Amado sublinha que "as pessoas estão cansadas de esperar" e que "entre anúncios de projectos de construção e a real construção, existe um desfasamento demasiado grande"

Aumenta o desespero de milhares de famílias que no Funchal ainda não têm a sua situação resolvida. O Funchal tem estado “na linha da frente” pelos piores motivos, por ser o município do País com a maior lista de espera para habitação social e esta situação deve envergonhar os vários executivos que têm estado à frente da Câmara Municipal. São muitos os processos em que no Funchal os actuais governantes fazem da propaganda o seu modo de vida, mas tal como a mentira tem perna curta, também as promessas deste executivo camarário não continuarão por muito mais tempo a iludir as pessoas.

Por fim, a deputada garante que a CDU vai continuar a denunciar "os erros clamorosos" destes governantes, mas acima de tudo, continuará a garantir que, através da sua intervenção, "muitos dos problemas sejam conhecidos pelas pessoas que desconhecem o Funchal real".

Com a pressão, reivindicação e proposta dos nossos eleitos, possamos alterar este rumo que PS e PSD têm conduzido o concelho do Funchal. O direito à habitação, é um direito de todos e continuaremos a lutar para que todos vejam garantido este direito constitucional