Madeira

CDU denuncia políticas de segurança pública "erradas" do PS e PSD

Partido lamenta o fim de projectos importantes de policiamento de proximidade

None

A CDU organizou esta quinta-feira, 25 de Novembro, no Funchal, uma iniciativa sobre políticas de segurança pública com dois eventos, o primeiro, pelas 10h45, decorreu no Bairro de Santo Amaro, e o segundo, pelas 11h15, no Bairro da Nazaré, locais que deixaram de contar com postos da PSP.

Na ocasião, a CDU alertou para o "forte sentimento de insegurança" existente, sinalizando o fim dos postos da PSP, que no entender de Edgar Silva, aconteceram "em virtude de desastrosas políticas dos governos, quer do PSD, quer do PS na República".

Em muitas localidades, junto das populações crescem as ameaças à segurança pública. Alastra a insegurança, não tanto por alguém ter sido vítima ou presenciado algum crime, mas pelo facto de serem visíveis nas ruas expressões de problemas sociais e de saúde pública, designadamente, de toxicodependências, que trazem outra consciência sobre riscos para a segurança.

Os elementos da CDU apontaram para a responsabilidade dos governantes "no agravamento da consciência de insegurança", acusando os partidos PS e PSD de acabar com importantes projectos de policiamento de proximidade e de adoptar políticas de segurança pública "erradas". 

Pela mão do PS e do PSD estão a ser desarticulados projectos de policiamento de proximidade como, por exemplo, o “Programa Escola Segura” ou “O Polícia do Meu Bairro”. Em bairros como o Santo Amaro ou da Nazaré já existiram postos de proximidade da PSP. Mas foram desactivados, em consequência das erradas políticas de segurança interna da responsabilidade do PS e do PSD. Edgar Silva, CDU