Madeira

Tome nota da agenda desta quinta-feira, dia 17 de Novembro

Descubra os acontecimentos que marcam a actualidade regional desta quinta-feira, Dia Nacional do Não Fumador, Dia Internacional do Bebé Prematuro, Dia Mundial da Filosofia e Dia Mundial do Cancro do Pâncreas

None

Confira os eventos que marcam o tricentésimo vigésimo primeiro dia do ano. Faltam 44 dias para o termo de 2022.

EVENTOS REGIONAIS:

9h30 - Abertura do XI Encontro Nacional de Provedores do Estudante, no edifício da Reitoria da Universidade da Madeira - Colégio dos Jesuítas;

9h30 - Reunião semanal do executivo da Câmara Municipal do Funchal;

9h30 - Pedro Fino, visita a obra de 'Ligação ao Ribeiro da Alforra e Limoeiro – Câmara de Lobos';

10h00 - Acção Política do JPP, junto ao porto de Câmara de Lobos;

11h00 - Sessão de Abertura do Seminário 'Fotografia, Cinema: As Artes do Colonialismo', no Centro de Estudos de História do Atlântico – Alberto Vieira;

11h30 - Miguel Albuquerque visita a empresa Alberto Oculista, âmbito da iniciativa roteiro de economia, na Rua dos Ferreiros;

12h30 - Acção política do PCP para abordar a necessidade de garantir apoios regionais aos estudantes do ensino superior, no Campos universitário da Universidade da Madeira;

14h45 - Pedro Calado recebe em audiência para apresentação de cumprimentos o Embaixador da Suíça em Portugal, Markus-Alexander Antonietti, na Câmara Municipal do Funchal;

16h00 - Cerimónia Prémio CALRE 'Estrelas da Europa' 2022, com a participação de José Manuel Rodrigues, no parlamento da Valónia, na Bélgica;

16h00 - Apresentação da 3.ª Edição Joga Pelas Crianças a favor da liga contra o Cancro, no salão nobre da Câmara Municipal do Funchal;

17h00 - Assembleia Geral Ordinária da STEEM, na sala Algarve do Hotel Porto Mare;

17h30 - Pedro Ramos preside à cerimónia de entrega de diplomas aos utentes frequentadores na consulta de cessação tabágica do Centro de Saúde do Bom Jesus, no auditório da Segurança Social - Funchal;

18h30 - Concerto ‘Estúdio de Música Antiga’ e Espetáculo de Desenho ao Vivo, na Sé do Funchal;

18h30 - Reunião Ordinária Pública da Câmara Municipal de Santa Cruz, no salão nobre do edifício sede;

19h00 - Masters do Atlântico Padel Tour/DIÁRIO, na Quinta do Padel;

21h00 - Exibição de sessão exclusiva o filme documental 'À Volta da Mesa', projecto que é desenvolvido pelo DIÁRIO, no Cineplace do Madeira Shopping;

21h00 - Espectáculo 'O que nos havia de cair em cima', no Teatro Municipal Baltazar Dias;    

Forúm Internacional 'European Travel Agent Forum', no Savoy Palace

EFEMÉRIDES:

1717 - É colocada a primeira pedra do Convento de Mafra.

1822 - Morre, com 91 anos, o escultor português Joaquim Machado de Castro.

1903 - Realiza-se o primeiro voo de uma aeronave, com motor próprio, executado pelos irmãos Wright, na Carolina do Norte, EUA.

1910 - O Governo provisório da República determina que "A Portuguesa", composta por Alfredo Keil, passe a ser o Hino Nacional.

1951 - É fundada a União Zoófila.

1966 - A Assembleia-Geral da ONU aprova a resolução de condenação da guerra colonial portuguesa, considerando-a "um crime contra a humanidade e uma ameaça grave à paz e à segurança internacionais".

1969 - O Governo de Marcello Caetano muda o nome da polícia política PIDE para DGS e mantém-lhe as funções repressivas. A alteração seria publicada no Diário Governo, de 24 de novembro.

1976 - A China efetua a maior explosão nuclear na atmosfera, no teste de uma bomba.

1979 - O líder iraniano Ayatollah Khomeini ordena a libertação das mulheres e dos negros feitos reféns na embaixada dos EUA em Teerão.

1987 - O Governo português aprova a proposta de Lei que rege a alienação ao setor privado de parte do capital social das empresas públicas.

1991 - É fundada a Federação Europeia de Andebol (European Handball Federation, EHF), em Berlim.

1992 - A terceira revisão constitucional, destinada à ratificação do tratado de Maastricht, é aprovada com os votos a favor do PSD e do PS, votos contra dos 13 deputados do PCP e do deputado de Os Verdes, quatro do CDS, dois independentes e a abstenção do deputado do Partido da Solidariedade Nacional (PSN).

1993 - Morre, aos 77 anos, Mário Dionísio, ensaísta, romancista, poeta, pintor, professor, crítico literário e de arte, autor de "Monólogo a Duas Vozes", "Não Há Morte nem Princípio", "O Dia Cinzento".

        - Os EUA aprovam o Acordo de Comércio Livre na América do Norte - NAFTA.

1994 - Vítor Constâncio, presidente da Lisboa-94 Capital Europeia da Cultura, recebe, em Paris, o título de Cavaleiro da Ordem Nacional da Legião de Honra.

1997 - Um atentado no Luxor, Egito, reivindicado pelo grupo Gama'at Islamya, causa a morte de 68 pessoas, na maioria turistas.

2000 - A Jugoslávia restabelece relações diplomáticas com os EUA, Reino Unido, França e Alemanha, interrompidas desde 1999.

2002 - É decretada a prisão do comandante do Prestige, petroleiro avariado ao largo da costa galega.

            - Morre, com 87 anos, Abba Eban, diplomata que liderou o processo para o reconhecimento do Estado de Israel.

2003 - 128 militares da GNR chegam à cidade de Nassiriyah, no Iraque.

2004 - A Alta Autoridade para a Comunicação Social conclui ter havido "pressão ilegítima" do ministro Rui Gomes da Silva no processo que levou à saída de Marcelo Rebelo de Sousa como comentador da TVI.

2005 - Foguetão Ariane-5, lançado do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, põe em órbita dois satélites de comunicações.

2006 - O Presidente norte-americano, George W. Bush, visita Hanói para participar na cimeira de líderes do Fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC). Trata-se da primeira visita de um Presidente republicano ao Vietname.

            - Morre, com 79 anos, Ference Puskas Biro, futebolista húngaro, antiga estrela do Real Madrid.

            - Morre, aos 65 anos, Mário Sottomayor Cardia, resistente antifascista, fundador do PS, ministro da Educação nos dois primeiros Governos constitucionais.

2007 - O Partido Democrático do Kosovo, do ex-comandante da guerrilha separatista albanesa Hashim Thaci, vence as eleições parlamentares do Kosovo com 34 por cento, à frente da Liga Democrática do Kosovo, no poder. Participam apenas 45% dos inscritos.

2008 - O escritor português Adalberto Alves é laureado pela UNESCO com o Premio Sharjah 2008, que visa distinguir quem tenha contribuído de forma relevante para a promoção, preservação e revitalização da cultura árabe no mundo.

2011 - O Tribunal da Relação de Lisboa recusa a extradição do norte-americano George Wright.

2012 - Morre, aos 84 anos, o arquiteto António Pardal Monteiro.

2013 - O alemão Sebastian Vettel (Red Bull), virtual campeão do Mundo, vence o Grande Prémio dos Estados Unidos de Fórmula 1, em Austin, tornando-se o primeiro a vencer oito provas consecutivas num Mundial.

          - Morre, aos 94 anos, Doris Lessing, escritora, prémio Nobel da Literatura em 2007.

2014 - Isabel dos Santos retira as condições estipuladas na oferta para compra da PT SGPS que a operadora brasileira Oi tinha considerado de inaceitáveis.

2016 - O Conselho de Ministros aprova o novo regime comum de acesso às reformas dos militares e polícias que uniformiza as condições e regras de atribuição e cálculo das pensões de reforma e de velhice a estes profissionais.

2017 - A Associação Mutualista Montepio volta a deter a totalidade do capital social da Caixa Económica, através de uma aquisição potestativa.

          - Morre, aos 87 anos, Toto Riina, padrinho da máfia siciliana. 

2018 - Morre, aos 82 anos, José Loureiro dos Santos, general, antigo ministro da Defesa Nacional e ex-Chefe do Estado-Maior do Exército.

2020 - Seis dos sete arguidos do caso 'Cashball', entre os quais André Geraldes, diretor desportivo do Sporting à data dos factos, são ilibados de responsabilidades, por falta de provas, na investigação da Polícia Judiciária.

2021 - Morre, com 81 anos, Jimmie Durham, poeta, ensaísta, ativista político e artista norte-americano, foi um líder ativo do American Indian Movement e porta-voz, junto da ONU, de minorias e grupos sub-representados nas Américas.

PENSAMENTO DO DIA:

Quando é que despertarei de estar acordado? Fernando Pessoa/Álvaro de Campos (1888-1935), poeta português.