Madeira

PAN-Madeira pede a Albuquerque que suspenda o programa de digitalização da educação

None

O PAN-Madeira, através do coordenador Joaquim Sousa, emitiu um comunicado, este domingo, a informar que pediu ao Governo Regional da Madeira, a 22 de Outubro, que apresentasse os estudos que elaborou, o nome dos especialistas que consultou e quando é que auscultou os professores que fundamentaram a digitalização da educação em curso.

Diz que solicitou à data ao presidente do Governo "que fossem lidos os relatórios da OMS sobre o aumento exponencial de problemas de visão entre as crianças expostas por um número excessivo de horas aos écrans, assim como os estudos apresentados pela Academia Americana de Pediatria, e pela Sociedade Canadiana de Pediatria, que recomendam que as crianças e jovens até aos 12 anos não sejam expostas a tantas horas de ecrãs e a tantos meios tecnológicos"

E o partido enumera os riscos: "aumento dos casos de miopia; aumento das taxas de depressão infantil, ansiedade; aumento dos casos de défice de atenção, autismo; prevalência de psicoses e comportamentos bipolares; aumento da impulsividade; aumento do sedentarismo, os excessos de tecnologias acabam por atrasar o desenvolvimento físico da criança".

Por isso, o PAN-Madeira solicitou ao Presidente do Governo que suspenda o programa de digitalização da educação em virtude de "a Organização Mundial da Saúde considerar que o problema de visão causado pelos ecrãs aproximarem-se de uma situação pandémica; a Organização Mundial da Saúde ter classificado os telemóveis tablets e outros dispositivos sem fio com um risco de categoria 2B (possível carcinogénico), devido à emissão de radiação. Sendo as crianças e os jovens ainda mais vulneráveis a estes perigos".

O PAN-Madeira questiona:

Como é que perante evidências e relevantes testemunhos científicos o Governo Regional da Madeira continue a insistir numa política de écrans sem qualquer suporte científico e que segundo a Organização Mundial de Saúde e a Academia Americana de Pediatria que pode causar danos irreparáveis na saúde das nossas crianças e jovens. PAN-Madeira

Por último e na sequência das afirmações do secretário regional da Educação o PAN Madeira questionou o Governo Regional:

Que pedagogos defenderam a substituição dos manuais tradicionais pelos manuais digitais? Quem assumirá o custo dos tratamentos médicos se esta política de écrans tiver as consequências desastrosas para as quais a Organização Mundial da Saúde e a Academia Americana de Pediatria alertam? Passada um mês o PAN Madeira continua sem resposta. PAN-Madeira