Mundo

Venezuela vai criar ponte marítima com Irão para ampliar comércio bilateral

None

A Venezuela e o Irão vão criar uma ponte marítima entre os dois países para ampliar o comércio bilateral, anunciou hoje o ministro de Transporte venezuelano, Ramón Celestino Velásquez Araguayán.

"Vamos ativar uma ponte marítima entre Teerão e Caracas, um instrumento que permitirá o fluxo de bens e produtos para nutrir a economia dos dois países", disse o ministro.

Ramón Velásquez falava aos jornalistas no âmbito da 9.ª reunião da Comissão Mista de Alto Nível Irão -- Venezuela, que teve lugar em Teerão e que decorreu durante três dias.

Segundo a televisão estatal venezuelana, na reunião de alto nível foram assinados "seis memorandos de entendimento" que abrangem as áreas "energética, científica, tecnológica (biologia molecular), agrícola, saúde, educação, transportes e turismo".

Os acordos incluem "a transferência de conhecimentos, o intercâmbio técnico e a visita de profissionais do Irão à Venezuela e vice-versa" durante os próximos 20 anos, adiantou a mesma fonte.

"Do mesmo modo, a Venezuela põe à disposição da República Islâmica do Irão, 500.000 hectares de terras férteis para a sementeira e para a criação de animais", explicou o ministro durante a assinatura dos acordos.

Por outro lado, através da rede social Twitter, o ministro venezuelano anunciou que "muito em breve" vão chegar ao país, os primeiros 1.000 automóveis Saipa, vindos do Irão.

"Numa aliança estratégica que nos permitirá reativar a produção de veículos na Venezuela em 2023", frisou.

Segundo Ramón Velásquez, a Venezuela vai receber as viaturas iranianas "Quick" e "Saina", cujos motores se destacam "por consumirem apenas 7 litros de combustível por 100 km de viagem".

"Reativaremos o 'motor automóvel' (programa governamental), fazendo a montagem destes veículos na fábrica de Venirauto em Maracay (110 quilómetros a oeste de Caracas), para cobrir a procura da população", referiu ainda.

Por outro lado, a vice-presidente de Ciência, Tecnologia, Educação e Saúde da Venezuela, Gabriela Jiménez -- Ramírez, indicou que o Irão e a Venezuela vão cooperar em "formação educativa, nanotecnologia, biotecnologia, petroquímica, probióticos, dosimetria, radiologia, fibra ótica, análises de dados sociais e no desenho de sistemas científico-tecnológicos".

Ao abrigo de um dos memorandos assinados, o Instituto Pasteur do Irão e o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVC) vão cooperar na formação de jovens venezuelanos e na produção local (na Venezuela) de distintos tipos de vacinas para os venezuelanos.