Doentes entregues à própria sorte

Já todos sabemos que o Serviço Regional de Saúde na Madeira é um desastre no que respeita a cirurgias em atraso, o que a maioria do madeirenses não sabe é que até para marcar uma simples consulta para o médico de família no Centro do Bom Jesus, Funchal é o cabo das tormentas. Há cerca de três meses marquei uma consulta para a médica de família, a qual ficou agendada para meados de setembro 22. Dois dias antes ligaram-me do Centro de Saúde a dizer que a consulta tinha sido adiada. Perguntei: Adiada para qual data? Resposta seca e clara; Não sabemos. Como não sabem? Então depois de ficar 2 meses e meio à espera, a consulta é simplesmente desmarcada e sem nova data? Sim, é como ouviu, respondem do outro lado da linha.

Até pensei que o telem. estava avariado. Então descontei mais de 40 anos para o serviço de saúde e agora que tenho 74 anos e uma reforma de miséria, se quiser uma consulta tenho que pagar um médico no privado. E se não tiver dinheiro para pagar consulta tenho que ir às urgências, mas depois vem o SESARAM se lamentar que o serviço de urgências está entupido de utentes que tiram o lugar às verdadeiras urgências. É de malucos!

Mas o melhor ainda está para vir! Tentei pedir receituário on-line pelo Serviço do Utente e respondem que a receita não pode ser passada porque há muito tempo não vou à consulta ao médico de família (?). Ou seja, não sei quando posso ser consultado pelo médico de família mas também não tenho direito a receituário on-line porque não fui consultado pelo(a) médico. Por outro lado se vou às urgências sem ser uma verdadeira urgência estou a prejudicar os que precisam de urgência. Dá para entender isto? Ainda há poucos dias ouvi o Sr. Secretário da Saúde, Pedro Ramos, afirmar que a Madeira já está coberta em 70% com médico de família e para 2023 estaria coberta com os restantes 30%. Então a Madeira fica coberta a 100% com uma rede de médicos de família e quando queremos uma consulta ficamos à espera sine die.

Metam toda esta gente mas é nas “urgências” da Casa São João de Deus porque não batem bem da tola.

PS: passados 3 meses ainda estou à espera da consulta.

Leitor identificado