Artigos

Parabéns, Madeira Internacional Disaster Training Center

De fato, no meio de tanta pedofilia, tantos abusos e corrupções, mesmo de sacerdotes e pessoas importantes, o melhor é distrair os portugueses com futebol antes que aconteçam coisas mais tristes. Francamente! É que já estamos todos a ficar fartos de notícias de pedofilia e de ouvir falar do padre x, ou do padre y, e do show of do patriarcado português. Só isso. Nada mais.

E para agudizar mais a nossa vida, todos temos a ideia de que as coisas não andam bem em termos económicos, no nosso país, na Europa e nem no resto do Mundo. No entanto, do mesmo modo, sabemos que muitos países sustentam a crise melhor que outros. Mas será que isto nos serve de alívio?

Hoje, nada justifica o aumento dos combustíveis, a não ser, obviamente, a ganância dos impostos que entram para os cofres do Estado, seja ele qual for. Há hoje mais petróleo do que havia há 20 anos atrás. Então que razões levam a que o seu preço suba cada vez mais?

Depois, é impressionante como as pessoas perderam a capacidade de reconhecer nas outras as suas qualidades. Hoje em dia, é proibido elogiar; permitido é somente cobrar e criticar, com a incrível justificativa de que nada estão fazendo a mais do que a sua obrigação.

Posto esta ênfase que condiciona, de certo modo, o que iria dizer, já é tempo de falar de temas mais interessantes e que sejam essencialmente exemplares, como é o caso do MIDTC - Madeira Internacional Disaster Training Center, que tem tido honras de grande dama e recebeu no seu seio o que de melhor se encontra no país e no estrangeiro.

Em boa verdade, com o 20 de fevereiro de 2010, tornou-se evidente a necessidade de treinar pessoas e recursos para dar uma melhor resposta em caso de acidente grave ou de catástrofe. Nasceu a necessidade de centralizar para a Madeira e Portugal um Centro de formação em Catástrofe, criado no SESARAM e com forte apoio na Proteção Civil da Madeira, o MIDTC, com a missão de formar, educar e diferenciar nas áreas do Trauma, Emergência e Catástrofe. Foi seu fundador Pedro Ramos, Cirurgião e na altura Diretor do Serviço de Urgência do SESARAM, agora Secretário Regional de Saúde e Proteção Civil.

Interessante, é que o MIDTC tem ministrado em diferentes partes do território português, diversos cursos na valência MRMI - Medical Response To Major Incidents, correspondendo ao único curso no país com certificação internacional para este tipo de formação. É bom estar no topo! Parabéns.

Interessante, é que eu tive o privilégio em ser um dos 167 profissionais de diferentes áreas a frequentar o 25.º MRMI, que decorreu entre os dias 26 a 28 de setembro, cuja realização foi da responsabilidade de 36 instrutores do MIDTC e teve como coordenador geral o Dr. Luís Vale e contou com o apoio do Board Europeu MRMI.

Interessante, é que este curso permitiu aos profissionais das diversas áreas treinar, articular e aprofundar as suas responsabilidades, em contexto e condições muito próximas da realidade regional, tendo como referência o Plano Regional de Emergência de Proteção Civil da RAM, sobretudo um teste à sua operacionalidade.

É também interessante, a forma como ficou patente o processo de tomada de decisão a diferentes níveis, sejam a nível operacional, tático, ou mais estratégico, sejam na variável do safety ou mais no security, este é certamente a solução que nós todos temos de tomar para que as coisas aconteçam para dar uma resposta integrada, tirando partido dos recursos existentes e das unidades públicas e privadas da RAM

Interessante, porém, talvez o mais interessante, é que conseguimos adotar a mesma linguagem sob um comando único, isto apesar de termos instituições de representantes diferentes, profissões diferentes e fardas diferentes. Mas todos nós por baixo da pele, somos iguais, porque somos profissionais, somos pessoas que acreditamos naquele objetivo que nos une que é salvar vidas e fazer o máximo possível para ajudar o próximo.