Madeira

Alunos da Madeira participaram em actividades de divulgação das Forças Armadas

None
Foto Forças Armadas

Durante o ano de 2022, no âmbito do programa de divulgação das Forças Armadas, foram realizadas actividades em 347 estabelecimentos de ensino (159 do Continente, 145 dos Açores e 43 da Madeira), nos quais participaram 21.469 crianças e jovens (11.950 alunos do 1.º ciclo do ensino básico, 8.259 alunos do 3.º ciclo e 1.260 alunos do ensino superior).

Este programa, lançado pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas, tem como objectivo a promoção da imagem de umas Forças Armadas credíveis, mais próximas dos cidadãos e mais abertas à sociedade, baseando-se em três iniciativas distintas, nomeadamente, a iniciativa 'Alista-te por um dia', a iniciativa 'Cidadania e Forças Armadas' e a iniciativa 'Portugal e Forças Armadas'.

A iniciativa 'Alista-te por um dia' visa transmitir às crianças do 4.º ano do 1.º ciclo do ensino básico os valores da instituição militar e da cidadania, dando a conhecer, de forma dinâmica e apelativa, as actividades mais representativas das Forças Armadas Portuguesas, através de um plano de visitas a unidades militares dos três Ramos das Forças Armadas.

A 'Cidadania e Forças Armadas', destinada a alunos do 9.º ano do 3.º ciclo do ensino básico, consiste em palestras ministradas por oficiais da Marinha, do Exército e da Força Aérea, e pela Liga de Reservistas, acerca de cada um dos três ramos, com especial enfoque na missão e empenhamento no contexto nacional e internacional. Nestas acções é ainda dado ênfase aos valores e virtudes que contribuem para o exercício de uma cidadania activa e responsável, valores esses considerados de extrema importância na instituição.

Por fim, a iniciativa 'Portugal e Forças Armadas', destinada a alunos do 12.º ano e do ensino superior, visa melhorar a imagem das Forças Armadas e potenciar parcerias e relações institucionais, que contribuam para o cumprimento da sua missão.