Madeira

"Não basta anunciar medidas avulsas" de apoio à Educação, reage Emanuel Câmara

Presidente da Câmara do Porto Moniz responde assim às críticas do PSD, na sequência do 'chumbo' a proposta de apoio ao alojamento para universitários

None

"Não basta anunciar medidas avulsas, na tentativa de ludibriar a população", afirma o executivo do Município de Porto Moniz, em reposta às críticas do vereador do PSD, Raimundo Silva, que viu hoje chumbada, em reunião de câmara, a proposta que visava a criação de um Programa Municipal de Apoio ao Alojamento, destinado aos universitários do concelho que estão a estudar no continente português.

Raimundo Silva lamenta chumbo à proposta de Apoio ao Alojamento para universitários

“Liderar um município implica, a nosso ver, muito mais do que assegurar a gestão corrente do mesmo e é de lamentar que, estando identificadas necessidades, o executivo municipal mais uma vez se desresponsabilize e opte por imputar as soluções que devia assumir a terceiros, falhando, desta forma, na salvaguarda dos interesses da população do nosso concelho, que lhe compete”, afirma o vereador do PSD eleito pela coligação 'Mais para o Porto Moniz', Raimundo Silva, que viu chumbada, hoje, a proposta que visava a criação de um Programa Municipal de Apoio ao Alojamento, destinado aos Universitários do Porto Moniz que estão a estudar no continente português.

"Este executivo, da responsabilidade do Partido Socialista, ficou surpreendido com as mais recentes declarações do vereador da coligação 'Mais Para o Porto Moniz PPD/PSD.CDS/PP', declarações essa que culminam com a afirmação: 'há áreas, como a educação, que deviam ser assumidas como bandeira no concelho'. É importante estabelecer, como ponto prévio, que Raimundo Silva foi Adjunto do Gabinete de Apoio à Presidência do executivo do PSD, que geriu os destinos da Câmara Municipal de Porto Moniz entre 2009 e 2013, liderado por Valter Correia (...) cumpre-nos questionar que apoios implementou o executivo do PSD, do qual fez parte Raimundo Silva, antes de 2013? A resposta é fácil e pronta: zero! O executivo em causa limitou-se apenas a dar continuidade ao que já existia", pode ler-se no comunicado. remetido ao início desta noite às redacções.

O actual executivo, liderado por Emanuel Câmara, argumenta ainda que "esta medida avulsa de apoio ao alojamento foi apresentada pelo sr. vereador na reunião de câmara que decorreu esta manhã. Num ato confrangedor o mesmo tentou apontar falhas à gestão da autarquia, no que respeita aos apoios à Educação, apoios esses que integram um pacote com caraterísticas únicas a nível regional e nacional", acrescentando que na mesma reunião foi pedido a Raimundo Silva que "enumerasse uma única autarquia, da responsabilidade do PSD, na Região, que disponha de semelhantes apoios à sua população", sem que houvesse resposta.

A mesma nota, salienta ainda que "a Educação é regionalizada, pelo que o Governo Regional está a faltar à chamada numa série de apoios", entre os quais: "a cedência de manuais escolares gratuitos a todos os alunos ou a gratuitidade das creches, como acontece em outras latitudes do nosso país", apontou a actual liderança da autarquia.