Madeira

Raimundo Silva lamenta chumbo à proposta de Apoio ao Alojamento para universitários

None

“Liderar um município implica, a nosso ver, muito mais do que assegurar a gestão corrente do mesmo e é de lamentar que, estando identificadas necessidades, o executivo municipal mais uma vez se desresponsabilize e opte por imputar as soluções que devia assumir a terceiros, falhando, desta forma, na salvaguarda dos interesses da população do nosso concelho, que lhe compete”, afirma o vereador do PSD eleito pela coligação 'Mais para o Porto Moniz', Raimundo Silva, que viu chumbada, hoje, a proposta que visava a criação de um Programa Municipal de Apoio ao Alojamento, destinado aos Universitários do Porto Moniz que estão a estudar no continente português.

Uma medida que, conforme reitera, “surge na sequência daquele que tem sido o sentir da população” e viria aliviar, de forma complementar às bolsas que a autarquia já atribui, “os encargos que muitas famílias assumem para que os seus filhos possam estudar, no que respeita ao alojamento.

Famílias que, conforme referiu, atravessam sérias dificuldades financeiras para assegurar estas despesas em função dos aumentos sucessivos do custo de vida”. Em causa, acrescenta, estão cerca de 70 estudantes, 9 dos quais entraram no Ensino Superior este ano.

Julgamos que o executivo municipal teria todas as condições para assumir este apoio, quanto mais não fosse de forma excepcional e é, de facto, inaceitável ver que há investimentos aprovados que não são tão prioritários ou que não têm tanto impacto social, para prejuízo de medidas que, tal como esta, fariam toda a diferença na vida das pessoas”.  Raimundo Silva

Por fim, frisou que há áreas, como a educação, que deviam ser assumidas como bandeira no concelho.