Madeira

Número de novos casos de cancro da mama tem vindo a crescer na Região

Por ano são diagnosticados, em média, 200 novos cancros da mama na Madeira

None

Mulheres cada vez mais novas e mais velhas afectadas por esta doença levam a Região a apostar no rastreio noutras faixas etárias.

Na Madeira registam-se, em média, quase 200 novos casos de cancro da mama por ano, número que tem vindo a crescer nos últimos anos. 

O número foi apontado por Pedro Ramos, no início desta tarde, na visita ao Centro de Rastreio do Cancro da Mama, no Campo da Barca, que realçou o aumento da taxa de sobrevivência, de 65% para 85%. 

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil notou que o rastreio tem permitido detectar mais precocemente a doença, ao mesmo tempo que possibilita a adopção de tratamentos menos invasivos, mais conservadores e com melhores resultados de sobrevida.

Esta constatação foi partilhada por Mónica Armas, nova responsável pelo rastreio do cancro da mama.

A médica radiologista, com especialização nesta área, notou, ainda assim, que o número de novos casos tem vindo a aumentar nos últimos anos, afectando, cada vez mais, tanto mulheres mais velhas, acima dos 70 anos, como mais novas, abaixo dos 40. Por essa razão, a nova coordenadora entende ser adequado o alargamento do rastreio a outras faixas da população como já está preconizado pelo Governo Regional.

Ainda assim, os números estão em linha com o todo nacional ou com a realidade mundial, realçou.