Coronavírus Madeira

"Eu não estou preocupado com a covid"

None

Secretário da Saúde mostra maior preocupação com vírus sincicial respiratório (VSR) que afecta sobretudo as crianças, não colocando de parte a possibilidade do uso de máscara no Inverno para proteger dos vírus respiratórios.

Pedro Ramos mostra-se completamente de acordo com as afirmações do director regional da Saúde, Herberto Jesus, que na semana passada dizia que "temos de uma vez por todas de esquecer a covid", pese embora os alertas das organizações nacionais e internacionais ligadas à Saúde. 

“Temos de esquecer de uma vez por todas a covid”

O ‘repto’ foi de Herberto Jesus, que considera que a situação desta doença na Madeira está “extremamente calma”

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil mostra-se mais preocupado com o vírus sincicial respiratório (VSR) e o aumento de novos casos que tem sido diagnosticado em crianças, nos Estados Unidos, que tem levado ao congestionamento dos serviços de urgência. 

Deixando claro de que ainda não existem casos alarmantes conhecidos na Madeira, recomendou, ainda assim, atenção a todos os vírus respiratórios, que no caso deste em particular se manifesta com dificuldade respiratória, rouquidão, febre, sobretudo em crianças mais novas. 

Madeira com 587 novas infecções de covid-19 na última semana

No relatório semanal da DGS, a Região conta menos 211 novos casos do que na semana anterior

O governante não coloca, por isso, de parte a possibilidade de a população ter de usar máscara para se proteger destes vírus no Inverno, que, conforme voltou a salientar, será uma incerteza. 

Entretanto, Pedro Ramos aponta que o Serviço de Urgência tem registado uma afluência normal para a época e que está devidamente preparado para dar resposta ao eventual aumento dos casos de gripe, escudando-se no Plano Outono - Inverno que, segundo realçou, contém as devidas respostas para estes eventuais cenários. 

O governante não deixou de reforçar, uma vez mais, a importância da vacinação, tanto contra a gripe, como contra a covid-19. "Esta é a melhor arma que temos", salientou Pedro Ramos.