Madeira

Saúde na Madeira padece de uma boa literacia, da falta de médicos de família e de reforço nos cuidados primários

Lacunas apontadas pelo presidente do Parlamento Regional

None

A presidir à Mesa de Honra na sessão de abertura das '5ª Jornadas de Patologia Respiratória e Imunoalergologia para Medicina Familiar da Madeira e Continente', o presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, José Manuel Rodrigues, aproveitou a ocasião para insistir que “mais do que tratar da doença o foco das políticas públicas deve estar virado para os cuidados a ter com a saúde”.

Uma mudança que pressupõe a criação de várias condições que considera essenciais, nomeadamente “a necessidade de termos uma verdadeira educação para a Saúde. Já demos passos significativos nas últimas décadas nesse sentido mas estamos longe de ter uma boa ou sequer uma literacia para a saúde e sobretudo não temos cidadãos com a consciência que são os primeiros responsáveis com a sua própria saúde”, apontou,

Porque a Saúde custa (muito) dinheiro aos impostos de todos, o presidente do parlamento considera que importa investir numa cultura de prevenção e de responsabilidade junta da comunidade.

Outra necessidade prende-se com “a urgência em aumentar o número de médicos de família” de modo a garantir o acesso a todos à medicina preventiva.

Por último, voltou a constatar “a absoluta necessidade de reforçar os cuidados primários de saúde, dotando todos os Centros [de Saúde] de todas as condições e meios”, como medida para aliviar a urgência hospitalar.