Madeira

"Se a inflação for controlada" também será possível controlar as taxas de juro

O presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos considera que os bancos portugueses estão "mais saudáveis" do que estavam em outras crises

None

Paulo Macedo, presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, é o primeiro a intervir no 'Encontro Fora da Caixa - Exportar, Crescer e Inovar', que decorre, esta tarde, no Teatro Municipal Baltazar Dias. "Portugal vive um contexto difícil", mas ainda assim "melhor" do que as previsões dado o contexto social e económico, com o PIB a crescer 6%.

Mas não obstante estes dados positivos, Macedo observa que "a incerteza vai continuar", bem como o aumento das taxas de juro. Um "cenário central" que vai depender da inflação.

Na sua intervenção faz questão de destacar ainda a existência de "bancos mais saudáveis", o que dá maiores garantias em cenários de crise.

Após este enquadramento macroeconómico feito pelo presidente da Comissão Executiva da Caixa, segue-se uma entrevista a Miguel Albuquerque, sobre as perspectivas de crescimento ou sobrevivência para Portugal em 2023.