A Guerra Mundo

Destruição de infra-estruturas básicas na Ucrânia no inverno preocupa Comissão Europeia

None
Foto EPA

A Comissão Europeia admite que a destruição de infraestruturas básicas na Ucrânia devido à invasão russa, como de saneamento ou ligações energéticas, é "especialmente preocupante" dado o aproximar do inverno, garantindo apoio para reabilitação de estabelecimentos como escolas.

"Os danos generalizados nas infraestruturas de serviços essenciais, particularmente no leste da Ucrânia e ao longo da linha da frente, afetaram gravemente o acesso dos ucranianos aos serviços básicos, com milhões de pessoas sem abastecimento regular de água, eletricidade ou gás e, como resultado, grande parte da população está em sério risco de não conseguir ter aquecimento, o que é especialmente preocupante tendo em vista o próximo inverno", diz em entrevista escrita à agência Lusa o comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic.

O responsável aponta que, no caso da Ucrânia, a União Europeia (UE) tenciona mobilizar mais de 300 milhões de euros para "fazer face às necessidades humanitárias imediatas".

"As prioridades de financiamento da UE são em resposta às necessidades no terreno e incluem nomeadamente o fornecimento de roupas quentes, apoio financeiro, alimentação e saúde, bem como proteção e acesso à educação", elenca Janez Lenarcic.

Ainda assim, admite que "a prestação de ajuda é ainda limitada nas zonas que enfrentam lutas e hostilidades ativas ou em zonas fora do controlo do Governo" ucraniano.

Certo é que a UE pretende avançar com um pacote de 100 milhões de euros para "reabilitação de escolas na Ucrânia que sofreram grandes danos", visando "permitir que as crianças continuem a prosseguir a sua educação", explica Janez Lenarcic à Lusa.

No debate sobre o Estado da União, em meados de setembro passado, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou precisamente esta nova ajuda, de 100 milhões de euros, para a reconstrução de escolas na Ucrânia.

"Vamos providenciar 100 milhões de euros porque o futuro da Ucrânia começa nas suas escolas", referiu a líder do executivo comunitário na ocasião.

Desde o início da guerra, foram destruídas ou danificadas mais de 70 escolas na Ucrânia.

Dados das Nações Unidas revelam que, até agora, a ajuda humanitária mobilizada para a Ucrânia chegou a mais de 13 milhões de pessoas em várias formas de assistência.

Para além da ajuda humanitária, a UE ainda tem operacionais os centros logísticos do Mecanismo Europeu de Proteção Civil que instalou na Polónia, Roménia e Eslováquia.

Ao todo, estes centros logísticos já permitiram entregar mais de 70 mil toneladas de assistência em espécie à Ucrânia, incluindo material médico, artigos para abrigos, veículos e equipamento energético, segundo dados de Bruxelas fornecidos à Lusa.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou a fuga de milhões de pessoas e a morte de milhares de civis, segundo as Nações Unidas, que classificam esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).