A Guerra Mundo

NATO anuncia envio de "centenas" de inibidores de drones russos e iranianos

None
Foto EPA

A NATO vai entregar à Ucrânia "centenas" de inibidores para anular os drones de fabrico russo e iraniano que estão a danificar infraestruturas críticas no decurso dos ataques do Exército russo, informou hoje o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.

A NATO "entregará equipamentos antidrones à Ucrânia, com centenas de inibidores que podem ajudar a eliminar a ação dos drones de fabrico russo e iraniano", assinalou Stoltenberg em conferência de imprensa após o final de uma reunião dos ministros da Defesa da organização militar aliada.

O chefe da NATO também se congratulou com o envio por diversos Estados-membros de artilharia, defesas aéreas e veículos blindados e que nas últimas semanas têm reforçado o arsenal ucraniano.

"Exorto os aliados que prossigam com o reforço da ajuda", disse, após também confirmar um pacote de ajuda integral que incluirá material de inverno para enfrentar as baixas temperaturas.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou a fuga de milhões de pessoas e a morte de milhares de civis, segundo as Nações Unidas, que classificam esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).