Mundo

PR do Irão diz que terrorismo e expansão da NATO comprometem segurança na Ásia

Foto EPA/IRANIAN PRESIDENTIAL OFFICE
Foto EPA/IRANIAN PRESIDENTIAL OFFICE

O Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, afirmou hoje que a disseminação do terrorismo e a expansão da NATO são fatores que comprometem a segurança na região asiática.

"A disseminação do terrorismo em vários países asiáticos, bem como a expansão da NATO, comprometem a segurança na região" asiática, declarou Raisi na cimeira de líderes da Conferência sobre Interação e Medidas de Confiança na Ásia (CICA), que está a ser realizada na capital cazaque.

Raisi também condenou o "terrorismo económico", referindo-se às sanções ocidentais contra o Irão e outros países, e garantiu que os iranianos estão a fazer todo o possível para combatê-lo.

"O terrorismo económico é uma ameaça universal que requer cooperação constante para combatê-lo", disse o Presidente iraniano.

O chefe de Estado do Irão também destacou a necessidade de criar um mecanismo regional para fortalecer a paz e a segurança, bem como combater as ameaças enfrentadas pelos países asiáticos.

Ao mesmo tempo, considerou "muito importante" criar mecanismos financeiros conjuntos na Ásia para usar as moedas nacionais.

"A nova Ásia precisa de um novo modelo para enfrentar os novos desafios económicos", afirmou Raisi.