Madeira

Delegação da Cruz de Malta de visita à Madeira até dia 11

None
Foto Facebook Cruz de Malta

Encontra-se, desde ontem, dia 6 de Janeira, de visita à Região Autónoma da Madeira, uma delegação da associação humanitária Cruz de Malta. A visita prolonga-se até à próxima terça-feira, dia 11 de Janeiro.

"A visita tem como objectivo promover o contacto da associação com os representantes do povo madeirense, na sequência da generosíssima participação deste na campanha de angariação de fundos que teve lugar, no passado mês de agosto, nas lojas Pingo Doce, do grupo Jerónimo Martins", explica a instituição em nota remetida às redações.

A Cruz de Malta revela que, nas cerca de 40 lojas que existem no arquipélago, o total dos donativos "ficou pouco aquém da totalidade do valor angariado nas 300 lojas do continente".

"Longe de ser uma excepção, esta contribuição dos madeirenses tem sido consistente ao longo dos sete anos em que a Cruz de Malta desenvolveu esta campanha", sublinha a mesma nota.

A delegação da Cruz de Malta, chefiada pelo ex-Chefe de Estado Maior da Armada, o senhor Almirante Luís Macieira Fragoso e o Tenente Coronel reformado do Exército João Alvelos, respectivamente presidente da Assembleia Geral e presidente da direcção, pretende ainda avaliar as possibilidades de abrir uma delegação da associação no Funchal.

Constam do programa desta visita audiências e apresentações de cumprimentos com vários dignitários da Madeira, incluindo: D. Nuno Brás, Bispo do Funchal; o presidente do Governo Regional; o presidente da Câmara do Funchal e o presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira.

A Cruz de Malta desenvolve trabalho com idosos e jovens (incluindo portadores de deficiência) e dedica-se também à formação na área da Saúde, com foco principal nos Cursos de Suporte Básico de Vida com DAE, certificados pelo INEM. Está ainda em curso uma certificação para transporte de doentes não urgentes.

Fundada em 1918 por militares e por alguns Cavaleiros da Ordem de Malta. Condecorada com a Cruz de Cristo (1947) e com a Ordem do Mérito (2018), é, a par da Cruz Vermelha, a única que tem outorga própria em Diário da República (nº 8873 de 30 de Maio de 1923), para conceder condecorações.