eleições legislativas Madeira

Governo Regional lembra que meio aéreo contra incêndio é conquista da Região e pago pelos madeirenses

Foto Arquivo/Aspress
Foto Arquivo/Aspress

"A Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil relembra que a existência do meio aéreo de combate a incêndios florestais na Região Autónoma da Madeira é uma conquista do Governo Regional e dos madeirenses", começa por referir uma nota divulgada esta manhã em resposta ao candidato socialista às eleições de 30 de Janeiro.

"Desde o ano de 2019, o Serviço Regional de Proteção Civil assegurou a permanência do meio aéreo no âmbito do POCIF, Plano Operacional de Combate a Incêndios Florestais, anualmente", continua o que se pode entender como um esclarecimento às palavras ontem de Carlos Pereira numa cação de campanha.

Carlos Pereira diz que meios aéreos no combate aos incêndios são uma realidade graças ao PS

Carlos Pereira afirmou, hoje, que os meios aéreos no combate aos incêndios na Região são uma realidade graças ao Partido Socialista.

E diz mais: "A partir do ano 2022, o helicóptero, multi-mission, será uma realidade para todo o ano, e irá permitir assegurar, uma resposta integrada, eficaz ao nível da proteção de pessoas e seus bens."

Ainda assim, destaca que "desde o ano de 2019, a permanência do meio aéreo de combate a incêndios florestais e resgate e salvamento em terra tem sido um investimento realizado pelo Governo Regional, sem qualquer tipo de ajuda do Governo da República", assegura a Secretaria liderada por Pedro Ramos.

"Importa recordar que os Orçamentos de Estado de 2019, 2020 e 2021 mencionaram, que o Estado assumiria aos custos do meio aéreo, mas tal não passou de uma promessa não cumprida", aponta ainda.

Por fim, garante que "o meio aéreo, multi-mission de combate a incêndios florestais e resgate e salvamento em terra, é atualmente uma realidade na Região Autónoma da Madeira, mas é resultado direto do investimento do Governo Regional e do Serviço Regional de Proteção Civil".