Madeira

Enfermeiros exigem pagamento do subsídio de risco aos profissionais na linha da frente

Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal pediu reunião com o secretário regional, Pedro Ramos

Foto Aspress/Arquivo
Foto Aspress/Arquivo

"O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) solicitou uma reunião ao secretário regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, com o objetivo de abordar e procurar soluções para os problemas que afetam os enfermeiros no arquipélago", começa por informar numa nota enviada esta manhã. "Entre os vários assuntos a debater, destaque para a subida de risco a que os enfermeiros estão expostos nas Áreas Dedicadas a Doentes Respiratórios (ADR), devido ao aumento dos casos de Covid-19", referem.

"Neste contexto, é necessário efetuar o pagamento do subsídio de risco aos enfermeiros que trabalham nas ADR, mas não só", advogam. "Para o Sindepor, todos os enfermeiros devem receber subsídio de risco, tendo em conta os múltiplos perigos a que estão sujeitos nas várias funções que desempenham".

Além desse assunto, pretendem abordar com Pedro Ramos a questão dos "enfermeiros especialistas cuja atualização de ordenado ficou pendente na última negociação". Recordam que "esta já foi concretizada no caso de 45 profissionais, mas ficaram de fora cerca de 20. Uma iniquidade que o Sindepor defende ser necessário resolver com a maior brevidade possível. Ao mesmo tempo, é imprescindível lançar um concurso para novos especialistas", acrescenta.

Por último, o Sindepor "defende que é preciso contratar mais enfermeiros para o Serviço Regional de Saúde, atingindo, pelo menos, níveis pré-troika", calculam. "Uma necessidade ainda mais compreensível no contexto pandémico que atravessamos".

“O Governo Regional da Madeira tem demonstrado alguma abertura para efetuar as necessárias melhorias nas condições de trabalho dos enfermeiros no arquipélago, pelo que por certo o Secretário da Saúde Pedro Ramos não só aceitará o nosso pedido de reunião, como acreditamos que a mesma irá produzir resultados positivos”, afirma Evaristo Faria, coordenador regional do Sindepor na Madeira, citado no final do comunicado.