Madeira

Governo Regional assume compromisso com Estatuto Social do Bombeiro no Porto Santo

None Ver Galeria

O Coronel António Nunes, realizou hoje, dia 9 de Janeiro, o seu primeiro acto oficial como presidente do Serviço Regional de Protecção Civil, nomeadamente uma visita de trabalho ao corpo de bombeiros do Porto Santo.

Esta visita ao Porto Santo é liderada pelo secretário regional de saúde e protecção civil, Pedro Ramos, e acontece no mesmo dia em que arranca mais uma campanha de vacinação contra a covid-19 no Porto Santo:

Vacinação contra a covid-19 prossegue hoje e amanhã no Porto Santo

Este domingo serão vacinadas crianças com idade entre os 5 e os 11 anos

Esta primeira visita ao Porto Santo, por teve vários objectivos, em primeiro lugar por coincidência, o nosso novo presidente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros chegou ontem à Madeira e achei por bem, uma vez que no último tempo que ele passou na nossa Região foi aqui na ilha do Porto Santo a comandar o Aeródromo de Manobra Nº 3, seria também bom começar a apresentação dos cumprimentos de Ano Novo na corporação de bombeiros e na Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Porto Santo. Pedro Ramos

Em declarações ao DIÁRIO, o governante revelou que na reunião mantida com os bombeiros foi abordado "o investimento que será realizado nesta Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Porto Santo", bem como o "compromisso do Governo para melhorar todas aquelas situações relacionadas com o Estatuto Social do Bombeiro", que irão ser "trabalhadas ao longo do ano de 2022 com todas as associações humanitários dos bombeiros".

EMIR realiza primeira transfusão de sangue no Porto Santo

O secretário reuniu também com a equipa da EMIR - Equipa Medicalizada de Intervenção Rápida, no Porto Santo, para formalizar "aquilo que se vai passar nos próximos anos aqui no Porto Santo".

"O ano de 2022 será o ano da formação e da diferenciação dos profissionais do centro de saúde o Porto Santo", afirmou Pedro Ramos, explicando que o objectivo é que este profissionais constituam a sua própria equipa, que irá acompanhar a equipa da Madeira a partir de 2023.

A este respeito deu ainda conta que "esta semana, com a presença da EMIR, se fez as primeiras transfusões de sangue [no Porto Santo], em colaboração com o Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Hospital Dr. Nélio Mendonça, com a articulação com o seu director, o doutor Bruno Freitas".

Foi um procedimento que "correu muito bem" e, "naturalmente, é uma mais-valia" daquilo que é a missão da EMIR na ilha do Porto Santo.

Nesta deslocação à Ilha Dourada, Pedro Ramos teve ainda a oportunidade de reunir com a equipa do Centro de Saúde do Porto Santo, no sentido de averiguar eventuais necessidades do serviço e traçar novas estratégias de combate à pandemia da covid-19.

Em todas estas reuniões marcaram presença o adjunto do Governo Regional no Porto Santo, Roberto Silva, assim como o presidente da Câmara Municipal Nuno Baptista.

Desta feita, na parte da tarde está agendada uma reunião com o executivo porto-santense para abordar, em termos autárquicos, a evolução da área da Saúde e Protecção Civil naquela ilha.