Madeira

Conferência para debater a renovação da estratégia da Comissão Europeia para as RUP

None
Foto PGRAM

Presidência francesa da UE promove conferência entre Portugal, Espanha e França, visando posição comum junto da Comissão para a renovação da estratégia das Regiões Ultraperiféricas.

O Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, intervém amanhã, por videoconferência, na Conferência, promovida pela presidência francesa da União Europeia, entre França, Portugal e Espanha e as nove Regiões Ultraperiféricas (RUP).

O encontro ao mais alto nível visa prosseguir, na sequência do plasmado na declaração final da última Conferência de Presidentes das RUP, em novembro de 2021, o esforço de Portugal, França e Espanha – os Estados da UE com regiões ultraperiféricas – de adoção de uma posição comum e uma ação conjunta junto da Comissão Europeia, no sentido, desta última, renovar a sua estratégia para as RUP.

Trata-se, assim, de um esforço, que envolve os três Estados-membro e as suas nove regiões ultraperiféricas, não só para manter na agenda da Comissão as questões e as preocupações das RUP, como também ver consubstanciados, numa nova estratégia, os interesses daquele conjunto de regiões de que a Madeira faz parte.

A renovação da estratégia da Comissão Europeia para as RUP é uma questão da maior importância para a Região Autónoma da Madeira e demais regiões, na medida em que há novos temas e porque os impactos, ainda bem presentes, da pandemia foram particularmente evidentes nas RUP, tendo sido em diversos aspetos mais agravados.

Destacar a participação, na conferência, da Comissária Europeia com a pasta da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, dos secretários de Estado dos Assuntos Europeus de Portugal e Espanha, Ana Paula Zacarias e Pascual Navarro, respetivamente, por parte do governo francês, o Ministro do Ultramar, Sébastien Lecornu, bem como dos presidentes das RUP, onde se inclui o Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, e de membros de instituições europeias.