Madeira

Dois cargueiros abrigados na costa Norte devido ao mau tempo

Os dois navios cargueiros (a verde) vão permanecer na zona enquanto não houver condições.   Foto Marine Traffic
Os dois navios cargueiros (a verde) vão permanecer na zona enquanto não houver condições.   Foto Marine Traffic

Estavam previstos chegar esta manhã ao Porto do Caniçal dois navios cargueiros, mas por razões de segurança optaram por refugiar-se na costa Norte da Madeira, enquanto que na costa Sul o mau tempo no mar se vai prolongar por várias horas.

Capitania prolonga aviso de vento forte até às 6h00 de amanhã

A Capitania do Porto do Funchal actualizou por 24 horas o aviso de vento forte para o Arquipélago da Madeira, numa situação climatérica que deverá agravar-se com a chegada da chuva.

De acordo com informação recolhida no portal Marine Traffic, as embarcações 'Ponta do Sol' e 'Funchalense 5' deveriam estar neste momento a começar os procedimentos de descarga dos contentores e porões, mas actualmente estão em modo 'stand-by' entre Santana e São Vicente.

O 'Ponta do Sol' que veio do Porto de Ponta Delgada nos Açores pela costa Noroeste da Madeira, atravessou toda a costa sul, mas nem chegou a fazer-se ao Caniçal, seguido directamente para esta pausa. Está a realizar a ligação quinzenal entre as duas regiões insulares, tendo saído da ilha de São Miguel na sexta-feira passada. 

Já o 'Funchalense 5' veio do Porto de  Lisboa, de onde saiu no sábado à noite e ainda passou a Ponta de São Lourenço, mas fez 'marcha-atrás', colocando-se na mesma zona na costa Norte à espera de melhores condições atmosféricas, sobretudo no mar.

Pela segunda vez em menos de um mês este navio vê a sua ligação semanal entre a Madeira e o continente afectada.

'Funchalense 5' também se abriga na costa norte da Madeira

O mau tempo no mar voltou a fazer divergir um navio que rumava ao Porto do Caniçal, desta feita o 'Funchalense 5', que vinha desde Lisboa na sua rota semanal.

Na mesma altura, em vésperas de Natal, outros dois navios foram afectados.

Dois cargueiros abrigam-se na costa norte por causa do mau tempo

Dois navios de carga passaram a noite ao largo da costa norte da Madeira, abrigados do mau tempo no mar que estava previsto para a costa sul.