Madeira

Confiança defende estratégia alimentar saudável

None

Na reunião da Câmara Municipal do Funchal desta semana, a coligação Confiança salientou a importância do projecto ‘Food Trails’ que faz parte do Projecto Educativo Municipal desde 2020 e que tem financiamento de 489 mil euros assegurados por fundos comunitários do 'Horizonte 2020'.

Em nota enviada à comunicação social a coligação explica que o projecto surgiu na sequência da subscrição do Funchal em 2017 ao Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana e prevê a construção de uma estratégia alimentar saudável e a criação de um 'Urban Living Lab', que envolva os mercados municipais, as escolas, e os parceiros locais das mais diversas áreas, ao nível da produção, transformação e consumo alimentar sustentável, e da literacia alimentar e ecológica.

“Lamentavelmente, as informações que temos é que este executivo, depois de eliminar o projecto ‘Cabaz Vital’, mantém este projecto em suspenso, o que é totalmente inaceitável não só pela importância da temática da alimentação saudável, da promoção dos produtos locais e do combate ao desperdício, mas também por respeito ao trabalho realizado e às pessoas e instituições envolvidas.”, refere a vereadora Micaela Camacho.

Entre as propostas da ordem de trabalhos aprovadas pela equipa da Confiança, constou um voto de pesar pelo falecimento da artista plástica madeirense Lurdes Castro, cujo percurso pessoal e profissional constituem "uma referência para o Funchal e o seu trabalho um património que eleva a cultura nacional". Voto favorável também à concessão de benefícios fiscais a mais um edifício reabilitado no centro da cidade, ao abrigo da ARU ‘Cidade com Vida’ criada em 2015 e que continua a mostrar o sucesso das políticas de incentivo à reabilitação do património edificado.

No Período Antes da Ordem do Dia (PAOD), a equipa da Confiança abordou os seguintes temas:

1. As alterações ao trânsito na Rua do Carmo, "que voltam a inibir o seu atravessamento", deixam preocupações sobre os efeitos na mobilidade urbana. A coligação recorda que recentemente, quando as obras na Ribeira de João Gomes obrigaram à alteração provisória do trânsito naquela artéria, "o próprio PSD manifestava-se contra a solução que agora promove";

2. Os condicionamentos existentes nos serviços municipais devido ao efeito da pandemia que tem obrigado ao confinamento de muitos trabalhadores municipais;

3. Operações de reparação de rupturas nas redes de saneamento em São Martinho e acção de mitigação dos maus odores reportados por munícipes e comerciantes na Praça do Carmo e na Avenida do Mar;

A Equipa da Confiança entregou ainda um requerimento a solicitar informações que têm sido colocadas em sede de reunião do executivo, sem qualquer resposta.