Madeira

Navios porta-contentores permanecem refugiados ao largo da costa norte

Ondulação e ventos do quadrante sul não permitem as operações de atracagem no porto do Caniçal

None
imagem MarineTraffic

A agitação marítima que persiste na costa sul da ilha da Madeira mantém refugiados na costa norte os três navios porta-contentores que deveriam ter atracado no porto do Caniça entre a noite de domingo e o dia de ontem.

Agrava-se assim o constrangimento que continua a impedir os cargueiros de conseguiram atracar no porto do Caniçal, face à ondulação e aos ventos do quadrante sul, que continuam a não permitir as operações de atracagem.

O inevitável atraso nas mercadorias com distribuição esta semana é agora mais significativo.

Desde domingo à noite permanece abrigado na costa norte da Madeira o porta-contentores ‘Ponta do Sol’, proveniente de Ponta Delgada, Açores. A este navio, juntaram-se ontem o ‘Funchalense 5’, vindo de Lisboa, logo pela manhã, e ao final da tarde, o ‘Ilha da Madeira’.

A agitação marítima que se faz também sentir na baía do Funchal voltou a registar ondas acima dos 5 metros na última noite tendo mesmo atingido a ondulação mais alta verificada nos últimos dias, havendo registo, cerca da meia-noite, de altura máxima da onda chegar aos 5,63 m.

O anterior extremo da altura máxima registado nos últimos dias pela bóia ondógrafo colocada junto ao porto do Funchal - bóia costeira gerida pela APRAM – era de 5.38 m, ocorrido ao final da noite de domingo.