Madeira

Navio de cruzeiro não consegue atracar no Funchal

Foto Marine Traffic
Foto Marine Traffic

O navio de cruzeiros 'Spirit of Discovery' está com dificuldades para entrar no Porto do Funchal, tendo já abortado uma primeira tentativa esta manhã, mesmo com apoio de rebocador e de capitão de porto.

De acordo com o que foi possível apurar, o navio de cruzeiros proveniente da ilha de La Palma, nas Canárias, deveria ter atracado pelas 8h00 e saída prevista pelas 18 horas, mas as más condições de mar, sobretudo vento e ondulação forte e corrente que vem de sul, que normalmente dificultam a manobra dos grandes navios, acabou mesmo por fazer recuar as intenções.

Pouco antes das 7h00 tinha atracado outro navio de cruzeiro, bem mais por sinal, o 'AIDAnova', que está abrigado junto ao Molhe da Pontinha, zona pouco habitual nos navios desta companhia, mais habituados a ficar no cais norte, mesmo em frente ao Museu CR7. Esse navio entrou sem dificuldades.

Uma hora e poucos depois, o 'Spirit of Discovery' já não teve a mesma sorte, estando ainda a ser ponderada se há ou não condições de atracação. Ao largo a certa distância estiveram o rebocador 'Ponta do Pargo' e o barco de apoio dos pilotos do porto 'Comandante Valério Andrade'. O mais certo é que o navio rume novamente aa Canárias.

Também abrigados do mau tempo, mas mais para dentro do Porto do Funchal, estão alguns barcos de recreio, como o 'Santa Maria'.