Madeira

CMF quer cooperar mais com o Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira

“O contacto tem sido positivo e profícuo, tem havido um relacionamento positivo”, destaca Pedro Calado

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, pretende consolidar a colaboração e o diálogo permanente entre o Serviço Municipal de Protecção Civil e o Serviço Regional de Protecção Civil da Madeira. A mensagem foi deixada esta terça-feira, 18 de Janeiro, ao presidente do Conselho Directivo do SRPC, RAM, durante uma audiência para apresentação de cumprimentos.

Pedro Calado informou que o contingente de bombeiros tem correspondido às necessidades actuais e que para a dimensão do concelho do Funchal é suficiente neste momento. Contudo, admite que as necessidades vão aumentando, pois não só a cidade vai crescendo, como há outras vulnerabilidades decorrentes das alterações climáticas. “É uma questão premente que nós temos de ter atenção”, refere.

Outra preocupação manifestada pelo autarca tem a ver com a idade já avançada de alguns bombeiros. “A autarquia está a preparar a renovação e substituição de alguns elementos para ver se, a curto prazo, temos os quadros melhor apetrechados das nossas corporações”, salientou, garantindo, que para já, a equipa tem "dado conta das situações que têm aparecido”.

Segundo observa, a Região e o concelho do Funchal estão melhor preparadas que há uns anos para dar resposta às situações. “Tem sido feito um trabalho muito positivo, na área da formação nas mais diversas áreas de risco”, vincou.

Por sua vez, o Presidente do Conselho Directivo do SRPC, IP-RAM reiterou também a disponibilidade em colaborar com a CMF, tendo referido igualmente que a média de idade avançada de alguns elementos é um problema transversal a todas as corporações de bombeiros da Região. Contudo, deixa uma ressalva: “Nós estamos a dar formação a novos bombeiros e esperamos que a breve trecho possamos ter uma renovação dos corpos de bombeiros da Região, de modo a que continuem a garantir a segurança das pessoas e dos bens”.