Madeira

Rogério Gouveia quer maximizar dotação do Orçamento Participativo na Ponta do Sol

None

O secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, deu hoje, dia 17 de Janeiro, continuidade à 2.ª edição do Orçamento Participativo da Região Autónoma da Madeira (OPRAM), desta feita no concelho da Ponta do Sol.

Na sessão de esclarecimento, que decorreu no Centro Cultural John dos Passos, Rogério Gouveia destacou que “o Orçamento Participativo é uma ferramenta bastante viável” para que “os ponta-solenses possam ver implementadas as iniciativas que desejam para o seu concelho”.

O governante lamentou o facto de, em 2019, a Ponta do Sol ter sido o concelho onde foram apresentadas menos propostas, pese embora “o investimento de 30 mil euros que foi possível implementar” no município.

“Não conseguiram usar toda a dotação dos 150 mil euros que a primeira edição tinha, no entanto procuramos também aqui promover o interesse na edição de 2021/2022 para que a dotação disponível ao concelho da Ponta do Sol seja maximizada e utilizada em prol da população”, sublinhou Rogério Gouveia mostrando-se optimista perante “a afluência e o interesse demonstrado” na sessão de esclarecimento desta segunda-feira.

O secretário voltou a destacar o aumento da dotação do OPRAM – de 2,5 milhões de euros na primeira edição para 5 milhões na segunda – atribuindo-o “à boa governação e à situação das finanças públicas regionais”, mas também ao “interesse” manifestado pela população na primeira edição, em 2019.

“Resolvemos também premiar a população da ilha da Madeira e da ilha do Porto Santo com a possibilidade de poder duplicar o número de projectos por eles escolhidos, ficando sob a responsabilidade do Governo Regional implementá-los”, sustentou.

Esta foi a terceira sessão de esclarecimento à população, depois de o governante já ter passado pela Ribeira Brava e Porto Santo. A 'caravana' do OPRAM segue, na próxima quarta-feira, dia 19 de Janeiro, para São Martinho (Junta de Freguesia).