eleições legislativas Madeira

BE quer aumentar financiamento ao ensino superior na próxima legislatura

None

Os candidatos do Bloco de Esquerda (BE), pelo círculo eleitoral da Madeira, às eleições legislativas do próximo dia 30, estiveram hoje à conversa com os estudantes da Universidade da Madeira (UMa), no Madeira Tecnopólo. Na ocasião, a candidata Luísa Santos defendeu um aumento do financiamento ao ensino superior.

"Em Portugal a despesa com o ensino superior é muito pouca, não chega a 1,5% do PIB, e que, no que se refere à universidade da Madeira, o financiamento só cobre 85% das despesas com o pessoal", começou por apontar a bloquista.

"O único modo de impedir todas as situações de injustiça é aumentar o financiamento ao ensino superior", sustenta a candidata que assume o compromisso de "atingir na próxima legislatura os 3% do PIB."

Luísa Santos recordou também que "há professores e investigadores com contratos precários, nunca têm vínculo com as universidades, pessoas que não podem ter projectos de vida pessoal a longo prazo", sublinhando que "a investigação é fulcral para o desenvolvimento e para a notoriedade das universidades".

A investigação garante a evolução.

A título de exemplo, apontou o trabalho desenvolvido pela equipa de investigadores liderada por Sónia Melo, da Universidade do Porto, que proporcionou um grande avanço no tratamento do cancro do pâncreas através do seu trabalho. "É obrigatório apoiar estes investigadores", vincou.

Referiu-se ainda à questão das propinas, salientando que "o Bloco de Esquerda foi o partido responsável pela redução do valor das propinas com o objectivo de chegar à gratuitidade. Porque a educação tem de ser para todos e não só para os que podem pagar".