eleições legislativas Madeira

BE defende gratuitidade dos transportes públicos

None

A candidatura do Bloco de Esquerda às eleições legislativas nacionais defendeu, esta manhã, a gratuitidade dos transportes públicos, à semelhança do que já acontece em algumas capitais europeias e recentemente anunciado pela Câmara de Lisboa.

Segundo Luísa Santos "esta medida traz diversas vantagens e benefícios, não só no plano ambiental, mas também no plano económico, já que a redução do consumo dos combustíveis importados dá um contributo positivo para o PIB nacional."

Na Madeira devemos avançar no sentido da gratuitidade dos transportes públicos, para reduzir o consumo de combustíveis, o congestionamento do trânsito e os tempos de deslocação entre casa e o trabalho. Estamos perante uma crise energética e ambiental e esta é uma medida imperativa para a descarbonização e para atingirmos os objectivos do Pacto Ambiental até 2050, reforçado recentemente em Glasgow". Luísa Santos

"Em vez de subsidiar a compra de carros eléctricos - em que ninguém verifica qual a efectiva redução da emissão de gases que daí resulta", considera que deveriam ser canalizadas "mais verbas para subsidiar e promover a utilização dos transportes públicos".

"Portugal tem índices de utilização do transporte individual acima da média europeia e a Madeira também. As sociedades mais evoluídas apostam em soluções de transportes coletivos, no terceiro mundo é onde encontramos a prevalência do transporte individual", concluiu.