Madeira

Casa do Povo de São Roque do Faial promove amanhã 'Varrer dos Armários'

Iniciativa pretende reavivar e manter as tradições da freguesia.

None

A Casa do Povo de São Roque do Faial, através do Grupo de Tocares e Cantares 'Camponeses', volta a organizar esta sexta-feira, 14 de Janeiro, véspera do Santo Amaro, o 'Varrer dos Armários', com o objectivo de reavivar e manter as tradições da freguesia.

Há muito tempo que a tradição de varrer os armários na véspera de Santo Amaro se tinha perdido em São Roque do Faial. Há 15 anos a nossa Casa do Povo visitou algumas casas no dia 14 de Janeiro para visitar as lapinhas. Como as pessoas das casas visitadas gostaram da iniciativa, a Casa do Povo incluiu no seu Plano de Actividades o Varrer dos Armários de modo a reavivar esta tradição. Casa do Povo de São Roque do Faial

Antigamente era hábito, em São Roque do Faial, visitar as casas dos amigos pelo Santo Amaro, já que na freguesia a 'Festa' terminava nessa altura. De forma a identificar a terra e os seus costumes, Natividade Abreu criou uma letra e música própria para a actividade.

Um dos membros do grupo vai com vestes imitando o Santo Amaro, a vassoura e a pá serão também levadas pelo grupo de modo a simbolizar o varrer dos armários.

A visita às casas iniciar-se-á por volta das 19 horas na sede da Casa do Povo, terminando no sítio da Achada do Cedro Gordo.

Antes da pandemia a iniciativa começava na freguesia de Santana, mas este ano devido à covid-19 a organização restringiu a mesma a São Roque do Faial, sendo que só serão visitadas as casas que solicitaram a visita à Casa do Povo.